O índice de abstenções no primeiro turno das eleições em Betim, ou seja, de eleitores que estavam aptos a votarem, mas que não compareceram às seções eleitorais, chegou a 14,56% em 2022. O percentual é 4,15% maior do que o do pleito geral de 2018 e abaixo da média nacional deste ano, que foi de 20,9%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o chefe do Foro Eleitoral de Betim, Emerson Matos, apesar de as estatísticas apontarem para um aumento das abstenções nestas eleições, comparando com 2018, é preciso levar em conta os quase 50 mil títulos que foram cancelados por ausência à revisão biométrica no município em 2018.
“Sendo assim, o total de eleitores que, na prática, não votaram foi maior nas eleições de 2018. Os dados estatísticos são, portanto, um número aparente”, explica o chefe do Foro.
Historicamente, as abstenções no Brasil variam entre 15% e 20% da população. Os motivos são multifatoriais e vão desde viagens ou problemas de saúde até dificuldade de locomoção e desconhecimento do local de votação.
“Além disso, existe a abstenção de protesto. Ou seja, a polarização política acaba favorecendo a abstenção daqueles eleitores que não se identificam com nenhuma das correntes que estão sendo colocadas como favoritas a vencer. E a própria legislação facilita a ocorrência da abstenção, já que a multa pela ausência tem um valor muito baixo, e a facilidade de justificar essa não ida às urnas aumentou, podendo ser feita, desde 2018, por aplicativo ou pela internet”, esclarece Emerson Matos.
O chefe do Foro salienta ainda que, neste ano, houve um intenso trabalho da Justiça Eleitoral local para incentivar a população a votar.
“Foram realizadas visitas às escolas, por meio do projeto Jovem Eleitor, aumento das linhas de ônibus no dia das eleições, que funcionaram na escala de sábado, e, em Betim, ao contrário do que ocorreu em muitos municípios no país, não houve grandes atrasos e filas nos locais de votação. Os picos de filas ocorreram, em sua maioria, no horário de almoço. Tanto que o resultado da votação em Betim saiu às 19h30”, diz Matos.