Eles nasceram junto com Betim | O TEMPO Betim
 
História

Eles nasceram junto com Betim

O OTB conversou com dois moradores da cidade que também completaram 85 anos em 2023

Publicado em 15 de dezembro de 2023 | 13:44

 
 
Dorvalino Moreira (à esquerda) e Geraldo Trindade nasceram no mesmo ano da emancipação política de Betim Dorvalino Moreira (à esquerda) e Geraldo Trindade nasceram no mesmo ano da emancipação política de Betim Foto: Josilene Vieira
normal

A história de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, teve início no século XVIII, mais precisamente em 1711, ainda como um território do Vale do Ribeirão da Cachoeira (atual rio Betim), que pertencia à Vila Real de Sabará. Em 1754, o povoado passou a ser conhecido como Arraial da Capela Nova de Betim. Em 1797, tornou-se um distrito, que, mais tarde, em 1901, pertenceria ao território Quiterense, hoje Esmeraldas. Em 1938, Betim foi elevado a município por meio do decreto do governador Benedicto Valladares Ribeiro, de 17 de dezembro.

O OTB conversou com dois moradores da cidade, Dorvalino Moreira, do Vianópolis, e Geraldo Trindade, do PTB, que também completaram 85 anos em 2023. Além do passado, eles compartilham recordações e perspectivas para o futuro.

“Eu nasci em Betim. Trabalhei muitos anos na prefeitura, na Oficina Escola, limpando banheiro, fazendo comida para os meninos, cuidando deles e limpando as mesas. Lá [região Central] era a cidade. Pra cá era tudo mato. A vida aqui sempre foi tranquila.”

Dorvalino Moreira

“Eu conheço Betim muito bem. Já tem 70 e tantos anos que eu a adotei como cidade. Sou de 5 de novembro de 1938. Quando vim pra cá, aos 13 anos, meu pai até brincou que eu quase nasci no mesmo dia da emancipação do município.”

Geraldo Trindade