Baixa adesão

Em Betim, só 6,4% das crianças de 3 e 4 anos foram vacinadas contra a Covid

De 4.390 meninos e meninas que, estima-se, residem na cidade, apenas 283 receberam a primeira dose

Publicado em 28 de julho de 2022 | 21:04

 
 

A adesão das crianças de 3 e 4 anos à primeira dose da vacina contra a Covid-19 está baixa em Betim. A imunização desse público começou no último sábado (23) e, até a última quinta-feira (28), somente 6,45% haviam recebido a primeira dose – das 4.390 crianças de 3 e 4 anos que se estima serem residentes de Betim, apenas 283 tomaram a vacina. O dados são da Secretaria Municipal de Saúde. 

O secretário de Assistência à Saúde de Betim, Hilton Soares, acredita que a baixa adesão desse público à vacinação se deve a quatro principais fatores. “A primeira hipótese é o período de férias escolares, em que muitos pais estão viajando. O segundo fator seria a centralização da vacinação. Muitos pais têm dificuldade de acesso aos pontos de vacinação abertos no município até agora. Além disso, continuam existindo ainda muitos grupos antivacina, que incentivam as pessoas a não se imunizarem. Para completar, ainda esbarramos na desinformação. Muitos pais ainda acreditam que as crianças dessa faixa etária são menos vulneráveis a complicações da Covid, o que já é comprovado que não é verdade”, pondera.

Desde março de 2020, quando a Covid começou a se disseminar no Brasil, a doença causou no país a morte de 539 crianças entre 6 meses e 3 anos de idade. Esse número, atingido em pouco mais de dois anos de pandemia, é mais que o triplo do total de mortes que outras 14 enfermidades causaram juntas em um período de dez anos.

Para vaciná-los

A imunização contra a Covid em crianças de 3 e 4 anos ocorre em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: Alcides Braz, Alterosas, Angola, Citrolândia, Homero Gil, Icaivera, Laranjeiras, Petrovale, PTB e Vianópolis.

Na hora da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou do responsável, que deve apresentar um documento de identificação, além dos documentos da criança: identidade e cartão de vacinas. Caso esteja acompanhada por um terceiro, esse deve apresentar um termo de autorização de vacinação assinado pelos pais. O documento pode ser acessado no portal da prefeitura.

“O uso da vacina em crianças de 3 e 4 anos foi aprovado pela Anvisa, seguindo rigorosos critérios de avaliação. A vacina protege contra a forma grave da Covid, evitando internações e óbito. Por isso, pedimos aos pais que levem suas crianças até um posto de vacinação para receberem a primeira dose”, alerta o secretário.