Em Betim

Embaixadoras da luta contra a hanseníase, misses dão visibilidade para a causa

Em visita à Colônia Santa Isabel, Isadora Murta e Andrea Aguilera comentaram sobre a importância de conhecerem mais a história do espaço

Publicado em 18 de dezembro de 2023 | 18:07

 
 
As misses Supranational Brasil, Isadora Murta, e Supranational, Andrea Aguilera visitaram, nesta manhã, o Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganin, na Colônia Santa Isabel. Na foto, são recebidas por Hélio Dutra, coordenador do espaço, que é o primeiro museu sobre a doença aberto no Brasil. As misses Supranational Brasil, Isadora Murta, e Supranational, Andrea Aguilera visitaram, nesta manhã, o Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganin, na Colônia Santa Isabel. Na foto, são recebidas por Hélio Dutra, coordenador do espaço, que é o primeiro museu sobre a doença aberto no Brasil. Foto: Carolina Miranda/ O Tempo
normal

As misses Supranational Brasil, Isadora Murta, e Supranational, Andrea Aguilera, estão fazendo uma série de visitas à Colônia Santa Izabel, em Betim. As duas são embaixadoras da luta contra a hanseníase e ajudam a dar visibilidade para a causa por onde passam. A presença delas faz parte das comemorações de 92 anos da colônia, a serem completados no próximo dia 23.

A faixa de embaixadora foi oficialmente concedida à Isadora durante cerimônia na manhã desta segunda-feira (18), realizada no Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganin. No encontro, as misses puderam conhecer um pouco mais da realidade dos filhos sobreviventes e ter contato com a comunidade local.

"Quando me tornei miss Supranatioal Brasil peguei uma responsabilidade muito grande e com muito orgulho de ser embaixadora da luta contra a hanseníase no país. Nossa missão é levar informação para as pessoas sobre essa causa e não deixar com que ela seja esquecida", salientou Isadora.

Natural do Equador, a miss Supranational também elogiou o trabalho e afirmou que vai aproveitar a visita à colônia para conhecer a realidade da hanseníase no Brasil.

"Estar aqui para compartilhar com as pessoas e ser capaz de aprender os recursos primários é muito importante pra mim. Estou escutando e aprendendo muito É uma felicidade imensa poder conhecer essa realidade de perto", destacou Andrea.

Nesta terça (19) a agenda das misses continua em outros eventos. Um deles é um movimento cultural na praça da Matriz da Colônia, com o bloco Cueca do Avesso.

Compromisso

Durante o encontro entre as misses e a comunidadade o Movimento de Reintegração dos Acometidos pela Hanseníase (Morhan) assinou um termo de compromisso com a Fundação Sasakawa, da campanha 'Não se esqueça da Hanseníase'.

A iniciativa prevê que os municípios signatários firmem um compromisso com a erradicação da hanseníase e elaborem ações em busca de um diagnóstico precoce da doença. 

Veja uma entrevista exclusiva com as misses: