Conselheiros tutelares

Enquanto BH ameaça suspender eleições, em Betim processo ocorre sem problemas

Resultado preliminar já foi divulgado; votos serão auditados, e listagem final será divulgada nesta segunda-feira (2), no Órgão Oficial

Publicado em 01 de outubro de 2023 | 21:56

 
 
normal

Terminou, no fim da noite, a apuração dos votos para conselheiros tutelares em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O pleito ocorreu ao longo deste domingo (1º) em diversas escolas da cidade. 

O resultado preliminar, de quantos votos cada candidato recebeu, foi divulgado. Porém, a conclusão será auditada nesta segunda-feira (2) pela Comissão do Processo Unificado de Escolhas dos Conselheiros Tutelares e pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Após esse trabalho, a listagem final com conselheiros titulares eleitos e suplentes em cada regional será publicada no "Órgão Oficial". A previsão é que essa publicação ocorra ainda na segunda. 

Ao contrário de Belo Horizonte, onde foi registrada instabilidade no sistema de votação, entre outras intercorrências, que podem levar à suspensão do pleito - a Defensoria Pública pediu a anulação imediata da eleição e que nova votação seja feita em, no máximo, 30 dias -,  em Betim o processo ocorreu sem qualquer problema. “Não houve nenhuma intercorrência, nem problemas no sistema. As pessoas que foram votar conseguiram fazer de forma tranquila”, afirmou a coordenadora da eleição na cidade e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Júnia Amaral. 

O secretário de Governo, Jaime Thalles, salientou a segurança do processo na cidade. “Fizemos vistoria nos bairros, e o processo ocorreu de forma transparente, pacífica e democrática. Em nome do prefeito Vittorio Medioli (sem partido), parabenizamos os conselheiros eleitos e reforçamos a importância do papel deles no que se refere à garantia dos direitos da criança e do adolescente”, disse. 

Contagem

Em Contagem, na Grande BH, o processo também transcorreu sem problemas. De acordo com informações da prefeitura da cidade, a eleição ocorreu de forma ordeira nos 42 pontos de votação.

O município aderiu à utilização do sistema da Justiça Eleitoral e recorreu às urnas eletrônicas para reunir os votos dos eleitores, "o que agilizou e deu confiabilidade ao processo, que contou com a participação de 25.498 eleitores", conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura.

"Pouco antes da meia-noite os votos já tinham sido computados e o resultado, que pôde ser acompanhado em tempo real, foi divulgado", completou.

No município foram eleitos 35 conselheiros e a listagem pode ser acessada pela internet (clique aqui). O resultado também será publicada nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial de Contagem.
 

Confira o resultado preliminar de quantos votos cada candidato de Betim recebeu por região (a listagem final será divulgada no "Órgão Oficial" nesta segunda-feira, dia 2 de outubro) 

Conselho Tutelar I (Regionais Centro, Norte e Vianópolis):
Thiago Castro – 988
Iza Santos – 816
Renato Siqueira – 725
Letícia Daniele – 720
Matheus Diniz Pimentel – 640
Cleusa do Bombom – 621
Zé Maria – 532
Amanda Marques – 460
Lucimar Dias – 447
Daniel Santiago Jesus – 312
Samara Carvalho – 250
Mônica Gregório – 219
Valquíria Celestino – 210
Samara Reis – 197
André Evangelista – 169
Zelia Souza – 135
Soraia Noll – 124
Ana Grayce – 109
Lucilene Fernandes Lima – 90  

Conselho Tutelar II (Regionais Imbiruçu, Petrovale, PTB e Teresópolis): 
Daniele do Atenas – 741
Laurilene – 478
Marlúcia Cardoso – 476
Tia Bruna – 459
Juliane Portes – 453
Gabriely Rezende – 334
Carlão – 295
Valéria – 286
Marconísio – 5 

Conselho Tutelar III (Regionais Alterosas e Icaivera):
Leidiane Salles Guilhermino – 860
Fabiana Alves – 721
Regina Vieira – 626
Marina Patrício – 493
Dos Anjos – 479
César Ferreira – 470
Regiane Souza – 298 

Conselho Tutelar IV (Regional Citrolândia): 
Valterlício Reis – 322
Karina Pedra – 213
Jonathan Costa – 117
Renatinho do Citrô – 108
Stefânia Aguiar – 31