Casinha de Livros

Escola de Betim ganha novo espaço de leitura com acervo de 600 livros

Projeto vai beneficiar 825 estudantes, entre 6 e 15 anos, matriculados na instituição de ensino no bairro Bandeirinhas

Publicado em 02 de maio de 2023 | 14:38

 
 
Implantação do projeto tem realização da CEC Brasil com patrocínio da Mann+Hummelia, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e governo federal Implantação do projeto tem realização da CEC Brasil com patrocínio da Mann+Hummelia, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e governo federal Foto: Divulgação Rede Educare
normal

O projeto Casinha de Livros – um espaço com estrutura de material reciclável, com mesas, cadeiras, puffs, teatro para fantoches e o principal, um acervo de 3.000 livros - chega à Escola Municipal José Salustiano Lara, localizada no Bandeirinhas, em Betim, na região metropolitana, nesta quarta-feira (03), às 13h30. A iniciativa vai beneficiar 825 estudantes, entre 6 e 15 anos, matriculados na instituição de ensino.  

No espaço lúdico, o acervo de obras literárias é variado, com livros infanto-juvenis de contos de fada, fábulas, contos populares brasileiros, indígenas e africanos. Além dos campeões de leitura, há obras que levantam discussões necessárias à sociedade como o respeito às diferenças, empoderamento feminino e meio ambiente, com exemplares também em braile. 

 “Os alunos estão super ansiosos e nossa equipe está atuando para que seja um espaço alegre, planejado e acolhedor para as nossas crianças e adolescentes”, salienta a diretora da escola, Eliana Ferreira Prado. 

Para inaugurar o novo espaço na escola, duas apresentações do espetáculo “Cantando e Contando Histórias", além de uma contação de histórias, foram realizadas nesta terça-feira (2). Já nesta quarta-feira (3), as turmas do 8º e 9º ano participam de uma rodada de conversa sobre propósito com Bert Kempeneers, que é vice-presidente e gerente-geral da Mann+Hummel, uma empresa líder mundial em tecnologia de filtragem.  

Para Bert Kempeneers, a iniciativa é conduzida com propósito de fazer diferença positiva na vida de crianças e jovens. “A partir da nossa missão de separar o útil do prejudicial, por meio da filtragem, acreditamos que temos grande responsabilidade pelas gerações atuais e futuras. Por isso, esse investimento social se faz tão importante. A partir dele, contribuímos para educação de qualidade e redução das desigualdades na comunidade onde estamos instalados. Formar leitores é formar cidadãos com pensamento crítico e prepará-los para um futuro de oportunidades. Certamente, iremos colher excelentes resultado com o projeto Casinha de Livros na Escola José Salustiano”, salienta. 

Diretora administrativa da CEC Brasil, Kaline Vânia destaca que, com o projeto, eles quer diminuir a distância entre os livros e leitores. “Sabemos que o acesso ao livro ainda é um desafio para muitos brasileiros. Dessa forma, a Casinha oferece um acervo rico com títulos de grandes editoras brasileiras para escolas e instituições, sendo um equipamento cultural lúdico para que crianças e jovens possam conhecer novos olhares sobre o nosso mundo e literatura”, declara. 

A implantação do projeto tem realização da CEC Brasil com patrocínio da Mann+Hummel, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e governo federal.