Betim

Evento chama atenção para proteção de crianças e adolescentes

Ação promovida pela Semas marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

Publicado em 18 de maio de 2023 | 13:44

 
 
normal

Uma ação realizada na praça Tiradentes nessa quinta-feira (18) marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), teve performances de perna de pau e palhaços, acrobacias de solo e danças temáticas de alunos das oficinas Circo de Todo Mundo (regiões Norte e Alterosas), além de apresentações musicais de jovens que participam das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promovidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Icaivera e Citrolândia.

“As crianças e os adolescentes são o futuro da nossa nação. Preservá-los e protegê-los é mais do que uma política pública do município, é uma política humana e social para combater todos esses abusos. Essa conscientização tem que ser constante e trabalhada em casa pelas famílias”, frisou a titular da Semas, Gabriela Brena.

O objetivo da ação era promover a garantia e a defesa dos direitos da criança e dos adolescentes em toda a rede de proteção do município. 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000, e foi estabelecido em alusão ao “Caso Araceli”, menina que, aos 8 anos, foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente durante vários dias antes de ser assassinada e deixada em um terreno baldio em Vitória, no Espírito Santo. O caso completa 50 anos em 2023.