Betim

Evento de adoção reúne cerca de 50 cães e gatos na praça do Encontro

Animais fizeram sucesso com a criançada e sensibilizaram muitos adultos neste domingo (4)

Publicado em 04 de setembro de 2022 | 13:40

 
 
normal

Destino comum das famílias nos fins de semana, a praça do Encontro, no Centro de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu visitantes diferentes neste domingo (4). Cerca de 50 cães e gatos disponíveis para adoção foram levados para o local para terem a oportunidade de conseguir um novo lar. 

Os animais, disponibilizados pela Superintendência de Bem-Estar e Proteção Animal (Sepa), fizeram sucesso com a criançada e sensibilizaram muitos adultos. A costureira Carolina Rodrigues, de 24 anos, e o eletricista Elvis Morais, de 25, adotaram uma gata que teve uma das patas amputadas.

“Minha sogra está querendo um gatinho. A gente gostou muito dessa, ela é muito dócil, e eu tenho certeza que ela vai gostar bastante também”, afirmou Elvis. “A gente já tem o costume de adotar porque gosta de animal e se identifica com os bichinhos”, emendou Carolina, garantindo que a nova integrante da família vai ser cuidada com muito amor.

A titular da Sepa, Roberta Cabral, ressaltou a importância do gesto do casal. “Os animais resgatados têm duas oportunidades de participar de eventos de adoção. Caso não sejam adotados, eles voltam para as ruas. Então, é importante que as pessoas os conheçam e levem para casa para que eles possam ter um lar e uma família”.

Roberta explicou que a devolução dos bichinhos não é uma escolha, mas, sim, uma consequência da impossibilidade de a superintendência manter todos abrigados. “Hoje, nós temos 300 animais em tratamento na Sepa. Aproximadamente 180 não são adotados porque falta uma perna ou um olho. Então, não podemos soltá-los novamente. Nosso espaço é limitado, e, atualmente, existem cerca de 15 mil animais nas ruas. A gente segue o protocolo do conselho de veterinária e do Ministério Público, que determina que, infelizmente, quando um bichinho não é adotado, precisamos realmente devolvê-lo para o local de onde ele veio”, frisou.

Mas, se depender da estudante Nicoly Pomi, de 12 anos, os animais não precisarão ter esse destino. A jovem já tem dois cães e resolveu levar mais um pra casa neste domingo. “Eu acho que vai ser bem legal ter três”, disse. Questionada se estaria preparada para lidar com as travessuras de um filhote, ela foi enfática: “Sim, já estou acostumada”, finalizou.