Na última semana, figuras importantes no cenário político de Betim foram diagnosticados com a Covid-19 e iniciaram uma batalha contra a doença. Depois de ser intubado na manhã do último domingo (28), o ex-deputado estadual e ex-vice prefeito de Betim Pedro Ivo Ferreira Caminhas, mais conhecido como Pinduca (PSD), que testou positivo para a Covid-19 segue internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), no hospital da Unimed em Betim.
Em nota, a assessoria do político informou que o quadro de saúde continua instável e grave, de acordo com o último boletim médico, que foi divulgado às 14h desta quarta-feira (31). “Segundo os médicos, Pinduca tem reagindo bem aos medicamentos, bem como a estímulos dos aparelhos”.
Aos 68 anos, Pinduca foi diagnosticado com a doença no último dia 24 e mantinha um quadro estável até sábado (27). No entanto, durante a madrugada de domingo, o quadro se agravou e ele precisou ser intubado.
Segundo a filha dele, a ex-vereadora Luciene Maria Ferreira, a Ciene do Pinduca, o pai começou a sentir falta de ar e buscou atendimento médico. “Ficamos cerca de duas horas aguardando o atendimento, porque o hospital está realmente muito cheio. Fizeram todos os exames e os médicos optaram por interná-lo, para que respondesse melhor e mais rápido ao tratamento”, contou a ex-vereadora, em contato com a reportagem, antes de o pai ser intubado e transferido para o CTI.
Além dele, outro político que foi diagnosticado com a doença é o ex-vereador Elias Araújo (PV), 43, que também está internado no Hospital da Unimed-BH, em Betim. Segundo o sobrinho do político, Guilherme Araújo, o ex-parlamentar e pastor da Igreja Assembleia de Deus foi hospitalizado devido à baixa oxigenação, mas seu estado de saúde é estável. Elias Araújo foi vereador de Betim na legislatura passada (2017/2020) pelo Partido Verde.
Já o ex-vereador Almir Nogueira, 71 anos – irmão de Ivair Nogueira – está internado no Hospital Biocor, em Nova Lima. Segundo o próprio político, ele apresentou alguns sintomas como febre, e o seu médico, por precaução, achou melhor que ele ficasse internado, em observação.
Balanço da Covid
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (31), 20.627 casos de coronavírus foram confirmados e 645 pessoas perderam a vida para a doença em Betim.
Já a taxa de ocupação de leitos clínicos exclusivos para atendimento da Covid-19 na cidade está em 75% em relação à capacidade instalada. E, nos leitos de UTI, a ocupação registrada ficou em 47%.
Momento de fé e esperança
No próximo domingo (4), os Cecovids de Betim – unidades hospitalares específicas para pacientes acometidos da doença – receberão uma breve visita de padres para um momento de oração e bênção. No Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid-4), o evento ocorrerá às 10h, em frente à portaria principal. Já no Hospital de Campanha (Cecovid-2), às 15h15, o ato será em frente ao salão que abriga os leitos.