Música clássica

Filarmônica celebra 15 anos com concerto na praça Milton Campos, em Betim

Evento gratuito será neste domingo (30), às 11h; grandes clássicos da música universal e sinfônica brasileira serão apresentados

Publicado em 27 de abril de 2023 | 16:56

 
 
Conduzida por Fabio Mechetti, a Orquestra Filarmônica é formada por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas Conduzida por Fabio Mechetti, a Orquestra Filarmônica é formada por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas Foto: Eugênio Sávio/Divulgação
normal

Dois mil e vinte e três é um ano especial para a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que celebra seu aniversário de 15 anos com uma extensa e diversa programação ao longo da temporada. E Betim será a primeira cidade a receber a apresentação da série “Filarmônica na Praça”, neste domingo (30), a partir das 11h, na praça Milton Campos. Sob a batuta do maestro José Soares, regente associado da Filarmônica, a Orquestra levará ao público betinenses grandes clássicos da música universal e sinfônica brasileira. O concerto é gratuito.

O maestro José Soares afirma que a apresentação vai trazer uma diversidade enorme de música e de emoções, num grande passeio pelo repertório nacional e internacional.

Segundo ele, a Orquestra começará a apresentação tocando grandes clássicos da música orquestral, como a ópera “Carmen de Bizet” e a marcha “Pompa e Circunstância”, de Elgar, além da valsa de “A Bela Adormecida”, de Tchaikovsky, e do “Cancã”, de Jacques Offenbach. 

“A segunda parte (do concerto) nos traz para o Brasil, em uma homenagem que Cyro Pereira faz ao compositor norte-americano George Gershwin, que completa 125 anos em 2023. Em seguida, teremos o ‘Batuque de Lorenzo Fernandes’, o ‘Mourão do Guerra-Peixe’, e o ‘Corta-Jaca’, da Chiquinha Gonzaga. Depois desse longo passeio pelo Brasil, voltamos a Minas Gerais com uma orquestração de Nelson Ayres para a obra ‘Milagre dos Peixes’, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Vai ser impossível não se emocionar e se divertir ao mesmo tempo”, salienta o maestro.

Parceria

O projeto “Filarmônica na Praça” é apresentado pelo Ministério da Cultura, pelo governo de Minas Gerais e pelo Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de médicos cooperados e colaboradores, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa conta ainda com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Em Betim, o evento tem o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura.