'Vamos Falar de Coisa Boa?'

Guarda Mirim de Betim atua há mais de 15 anos acolhendo crianças e adolescentes

Atualmente, o projeto conta com 10 voluntários da própria comunidade e empresas parceiras para seguir ofertando cursos, alimentos e itens básicos à famílias em vulnerabilidade social

Publicado em 27 de junho de 2022 | 16:02

 
 
normal

São mais de 15 anos de história de voluntariado na Colônia Santa Isabel, em Betim, na região metropolitana de BH. Nesta segunda-feira (27), a coluna #VamosFalardeCoisaBoa no Instagram do @otbetim fala sobre a Guarda Mirim Alferes Tiradentes de Betim, que já acolheu mais de 3.000 crianças e adolescentes e deu assistência a mais de 450 famílias.

Durante a pandemia da Covid-19 suas ações foram de extrema importância para as pessoas em vulnerabilidade, que receberam doações de roupas, alimentos e itens de higiene. O trabalho social desenvolvido pela Guarda Mirim é embasado nos preceitos das legislações vigentes no páis que garantem os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, especialmente, no que se refere às crianças e aos adolescentes.

O projeto teve início em 2006, por iniciativa da comunidade do bairro Citrolândia, em parceria com policiais militares voluntários, que viram a necessidade de desenvolver um trabalho de prevenção da criminalidade e o uso de drogas, atendendo crianças e adolescentes vitimadas pela realidade em que estão inseridas nesta regional.

A iniciativa atua atendendo crianças e adolescentes, independente da condição socioeconômica, tendo como finalidade a proteção social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação das fragilidades.

Atualmente, o projeto conta com 10 voluntários da própria comunidade e empresas parceiras para seguir ofertando projetos como o 'Anjos da Guarda', que atende crianças e adolescentes, com idades entre sete e 17 anos, além do programa Jovem Aprendiz e do programa de Estágio.

Em julho, a Guarda Mirim oferecerá, por meio de uma parceria com a Unimed, uma oficina de música no projeto da Banda Maestro Paulo Domingues. O curso acontecerá na Escola Municipal Frei Rogato, onde também acontecerá o teste de aptidão musical no dia próximo dia 9.

Quem quiser participar, seja como voluntário ou como parceiro, é só entrar em contato pelos números: (31) 98839-4115 ou 98789-1046, ou acessar a página @guardamirimsocial .