Ação

Guerra contra a dengue: mutirão vai percorrer bairros de Betim nesta sexta (10)

Objetivo é eliminar focos do Aedes aegypti, transmissor também de outras arboviroses, como zika e chikungunya

Publicado em 09 de março de 2023 | 22:08

 
 
De 1º de janeiro até esta quinta (9), Betim  registrou 419 casos prováveis, que incluem  confirmados e em investigação para dengue De 1º de janeiro até esta quinta (9), Betim registrou 419 casos prováveis, que incluem confirmados e em investigação para dengue Foto: Prefeitura de Betim
normal

Um mutirão de combate à dengue será realizado nesta sexta-feira (10) em diversos bairros de Betim, na região metropolitana de BH. O objetivo é eliminar focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, a partir de 8h os agentes irão percorrer áreas com maior infestação no município, de acordo com dados do último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), que aponta que o município está em alerta para epidemia da doença.

Serão visitadas residências dos quarteirões delimitados nas regiões Alterosas, Centro, Citrolândia, Imbiruçu, Norte, PTB, Teresópolis e Vianópolis. Outros locais destacados como pontos críticos também serão foco da ação, como áreas onde houver descarte irregular de entulhos, pneus, além de lotes públicos. 

Esses locais vão receber equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, da Diretora de Serviços Ambientais da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), e das Gerências Regionais. 

Durante a ação, os agentes de combate a endemias, juntamente com as equipes de limpeza urbana, vão percorrer as áreas prioritárias, realizando visita domiciliar, mobilizando os moradores dessas localidades e coletando objetivos inservíveis que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Todo o material coletado nos imóveis vistoriados será recolhido pelas equipes da Ecos. 

De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, Patrícia de Fátima Araújo, a população tem um papel fundamental no combate à dengue, uma vez que, segundo o LIRAa, 96% dos focos do mosquito estão dentro das residências. 

“O agente de zoonoses é um facilitador que faz o monitoramento técnico e orienta a população sobre a eliminação dos focos do mosquito, mas a limpeza das casas cabe aos moradores, que devem remover ou tampar recipientes que possam acumular água. Todos têm sua responsabilidade e o morador deve fazer sua parte”, afirma.

Balanço

De 1º de janeiro até esta quinta-feira (9), Betim registrou 419 casos prováveis de dengue, que incluem confirmados e em investigação. Isso representa um aumento de 95% comparado ao mesmo período no ano passado, quando a incidência foi de 55 casos confirmados. De acordo com a prefeitura, nas próximas semanas, as demais regiões também serão visitadas.