Heron Domingues é nomeado secretário de Gabinete de Betim | O TEMPO Betim
 
Reforma administrativa

Heron Domingues é nomeado secretário de Gabinete de Betim

O jornalista toma posse nesta quarta-feira (8), às 16h30, juntamente com o advogado Dr. Joab Ribeiro Costa, recém-nomeado procurador-geral do município

Publicado em 07 de novembro de 2023 | 19:54

 
 
Nomeação de Heron deve ser a última etapa da reforma administrativa iniciada pelo atual prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), em maio deste ano Nomeação de Heron deve ser a última etapa da reforma administrativa iniciada pelo atual prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), em maio deste ano Foto: Ronaldo Silveira
normal

O jornalista e ex-diretor-executivo da Sempre Editora, Heron Guimarães, foi nomeado secretário municipal de Gabinete da Prefeitura de Betim, na região metropolitana de BH. A nomeação para o cargo foi publicada em edição do "Órgão Oficial" desta terça-feira (7). A posse do novo gestor está marcada para ocorrer durante cerimônia no auditório do Centro Administrativo Papa João Paulo II, nesta quarta-feira (8), a partir das 16h30. Na ocasião, também tomará posse o advogado Dr. Joab Ribeiro Costa, recém-nomeado procurador-geral do município. O evento é aberto à participação do público.  

Formado em jornalismo e em publicidade e propaganda, Heron Domingues, de 48 anos, possui MBA em marketing e também se especializou em marketing político pela PUC-Minas. Antes, ele se formou em agropecuária pelo Centro de Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), pertencente à Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Heron iniciou sua carreira profissional em 1997, em O Tempo Betim, publicado pela Sempre Editora, assim como os jornais O TEMPO, O TEMPO Betim, Super Notícia, além da Rádio FM O TEMPO 91,7 e do portal O TEMPO. Na empresa, passou pelos cargos de repórter, redator e editor, até assumir a diretoria-executiva, em 2011. Heron também dirigiu os institutos de pesquisas DATATEMPO e CP2. 

Na vida pública, trabalhou como assessor especial da Prefeitura de Betim entre 2001 e 2002, na primeira gestão do ex-prefeito Carlaile Pedrosa. Três anos depois, tornou-se o primeiro secretário de Comunicação do município, cargo que ocupou até 2008, fim da segunda gestão de Carlaile. Foi nesse período que ele criou o “Órgão Oficial” do município. 

O jornalista também atuou como coordenador político e mediador de conflitos do antigo prefeito, com atuações na legalização do serviço de transporte de baixa qualidade e na criação da Guarda Municipal de Betim, uma das primeiras do país. 

Além das atividades na iniciativa privada e no serviço público, atuou no jornalismo comunitário e no jornalismo sindical, tendo sido responsável pela comunicação da União Nacional dos Servidores Públicos (Unsp) entre os anos de 2003 e 2004. 

Foi consultor de agências de publicidade e coordenou ao menos 15 campanhas políticas, de diversos partidos, para os Poderes Executivo e Legislativo, tendo obtido êxito em 14 das 15 eleições das quais participou.

A nomeação de Heron Domingues deve ser a última etapa da reforma administrativa, iniciada pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido) em maio. A mais recente mudança ocorreu com a chegada do advogado Joab Ribeiro Costa, no fim de outubro, para reforçar o time da Procuradoria-Geral do Município, ao lado de Ana Paula Silva Assis, que se manteve na equipe como procuradora-adjunta, e das advogadas Raíssa Veneroso e Karla Barbosa de Souza, procuradoras adjuntas.

Para Heron, “assumir a Secretaria de Gabinete na gestão do prefeito Vittorio Medioli (sem partido) é um desafio que requer a combinação única de habilidades e dedicação”. “A posição que assumo nesta quarta (8) desempenha papel crucial na administração municipal, fazendo uma ponte entre o prefeito e as diversas áreas da prefeitura. Entendo que meu papel principal será o de equilibrar a demanda constante por tomada de decisões rápidas e eficazes, mantendo ao mesmo tempo uma comunicação fluida e eficiente com o prefeito e sua equipe. Isso vai me requerer uma disciplina rigorosa para gerenciar o tempo e as prioridades, além de um profundo conhecimento das políticas e dos projetos que estão em andamento no município. Ter uma abordagem diplomática e combiná-la com a capacidade de negociação é uma das diretrizes que recebi do prefeito”, afirma. 

O jornalista conclui dizendo que seguirá as orientações do prefeito, atuando com transparência e prestação de contas de tudo o que passar por sua pasta. “Também tenho comigo a responsabilidade de ser um guardião dos interesses públicos, sendo para mim uma ótima oportunidade de impactar positivamente na vida dos betinenses, terra que tanto considero e pela qual me apaixonei alguns meses depois de ter nascido”, encerra.