Crime

Homem é torturado em Betim após ser acusado de furtar motores de portão

Traficantes filmavam e enviavam as agressões para a irmã da vítima, que acionou a Polícia Militar

Publicado em 23 de maio de 2023 | 13:20

 
 
Arma apreendida com os suspeitos. Arma apreendida com os suspeitos. Foto: PMMG/ Divulgação
normal

Três homens foram presos na noite dessa segunda-feira (22) por sequestrar e torturar um homem de 35 anos no bairro Vila Cristina, em Betim, na região metropolitana de BH. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos teriam capturado a vítima por supostamente ter furtado motores de portão eletrônico.

Quem acionou a PM foi a irmã do homem. Ela recebeu mensagens dos suspeitos com vídeos que mostravam as agressões contra ele, e ainda pediam R$ 27 mil de resgate para liberá-lo. Em certo momento durante as ligações ela reconheceu um dos autores e a polícia realizou diligências para encontrá-lo.

Outra estratégia para desvendar quem eram os demais suspeitos foi simular uma transação via PIX, cuja chave foi repassada à irmã da vítima para que ela realizasse a transferência do valor do resgate. Assim, os policiais descobriram a identificação de um deles.

Ao perceberem o aumento de viaturas no bairro, os sequestradores decidiram libertar a vítima. Já em casa, ele relatou aos militares que recentemente comprou seis motores de portão eletrônico no valor de R$ 600. Porém, há uma semana, cinco traficantes da região o abordaram e disseram que os equipamentos eram furtados e exigiram que fossem devolvidos. Ele afirmou não saber a procedência do material, mas que teria devolvido mesmo assim. Os traficantes, então, teriam começado a acusá-lo de furtar outros oito motores, fato que o homem nega ter feito.

A vítima ainda relatou que no fim da manhã de ontem saiu para comprar cigarros e foi abordada na Via Expressa, na altura do Sapucaias. Dois dos autores presos disseram que queriam conversar com ele e o levaram para a casa no Vila Cristina, onde as agressões começaram por volta de 11h e se estenderam durante o dia.

Durante a tortura, os agressores usaram alicate industrial, facão enrolado em um pano, além de desferirem coronhadas, socos e chutes. Eles exigiam a devolução dos oito motores ou o pagamento do valor para que pudessem liberar o homem.

Em diligências, os policiais conseguiram prender os três suspeitos de 24, 20 e 19 anos. Com eles ainda foi apreendida uma espingarda calibre 36, com um cartucho intacto. A ocorrência foi encerrada na Delegacia da Polícia Civil. Já a vítima foi encaminhada estável para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte.