Inhotim: que tal visitar um dos museus a céu aberto mais bonitos do planeta? | O TEMPO Betim
 
'Bate e Volta'

Inhotim: que tal visitar um dos museus a céu aberto mais bonitos do planeta?

A dica do #OTB para o fim de semana é visitar o Inhotim, localizado em Brumadinho e está há cerca de 41 km de distância de Betim

Publicado em 01 de julho de 2022 | 17:00

 
 
normal

Nesta sexta-feira (1º),  o #BateeVolta é sobre um clássico, que está do ladinho da cidade de Betim, na região metropolitana de BH. O Inhotim, localizado em Brumadinho, é considerado um dos museus a céu aberto mais bonitos do planeta e está há cerca de 41 km de distância do município.

A área de 140 hectares é um dos principais destinos culturais e turísticos do Brasil, no entanto, muitos betinenses ainda não tiveram a oportunidade de vista-lo. Criado em 2006, o Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico conta com galerias de artistas renomados, jardins e ambientes com potência natural.

Em maio deste ano foram anunciadas novas mostras temporárias, programas e projetos. Entre as novidades está a abertura da exposição de um dos trabalhos mais emblemáticos de Isaac Julien, importante nome nos campos da instalação e do cinema, na Galeria Praça.

Também foi inaugurado o Acervo em Movimento, programa criado para compartilhar com o público as obras recém-integradas à coleção do museu. A abertura da iniciativa foi marcada pela exposição de trabalhos dos artistas brasileiros Arjan Martins e Laura Belém em áreas externas do local.

Além disso, teve início o projeto Inhotim Biblioteca, que tem como objetivo convidar, anualmente, artistas e pesquisadores que estabeleçam diálogos com a biblioteca do instituto. O primeiro convidado foi o artista paulistano Jaime Lauriano, que vive entre São Paulo e Lisboa e cuja instalação mantém relação direta com o Segundo Ato do projeto Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra (MAN), instalado na Galeria Mata.

O que não faltam são obras para descobrir e se surpreender! Neste sábado (2), o museu também será palco de um evento esportivo. O Iron Runner, que volta a acontecer depois de dois anos de hiato em virtude da pandemia.

Ou seja, o Inhotim é uma ótima pedida para tanto para quem quer mergulhar em arte e cultura, quanto pra quem aprecia natureza, ar puro e até esportes! Vale a pena conhecer, pode acreditar!