Interessados em participar do Circuito Mineiro de Trekking podem se inscrever | O TEMPO Betim
 
Esporte

Interessados em participar do Circuito Mineiro de Trekking podem se inscrever

Público poderá participar de uma caminhada gratuita no Parque Ecológico Felisberto Neves, a partir das 8h; vencedores receberão troféus

Publicado em 15 de maio de 2023 | 16:55

 
 
normal

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Circuito Mineiro de Trekking de Regularidade - Cidades II, que acontece em 28 de maio (domingo), em Betim, na região metropolitana. O público poderá participar da caminhada no Parque Ecológico Felisberto Neves, a partir das 8h. 

A iniciativa é realizada pela Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé (Femitep), e conta com patrocínio da Soluções Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Betim. 
  

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site. Os cadastros devem ser realizados de forma individual em quatro categorias. A iniciante inclui estudantes de escolas públicas da cidade de Betim, melhor idade (pessoas acima de 60 anos) e moradores da cidade. Já a avançada, é indicada para pessoas que praticam a modalidade. Cada participante deve reunir de três a seis pessoas e montar uma equipe para fazer a caminhada. O nome da equipe deve ser informado na inscrição. As vagas são limitadas. 

O horário de largada de cada equipe será divulgado no site das inscrições e estará disponível no evento para consulta na Tenda Chek-in. Os participantes vão receber um kit com camisa, planilha de navegação, chip e medalha. As três primeiras equipes vencedoras de cada categoria serão premiadas com troféus. A entreega dos kits será no dia do evento.

A apuração do desempenho é eletrônica e feita por meio de um chip distribuído por equipe. A primeira etapa do Circuito Mineiro de Trekking de Regularidade - Cidades II passou por Itatiaiuçu, reunindo 900 pessoas, e segue em agosto para a cidade de Santa Luzia. 

Solidariedade

Em todas as edições do projeto é realizada uma campanha de doação de alimentos. Para participar basta levar 1 Kg de alimento não perecível no dia do evento. Os alimentos serão direcionados para instituições inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

A modalidade

O “trekking de regularidade” ou “enduro a pé” foi adaptado dos regulamentos dos enduros de jipe. O objetivo é caminhar por uma trilha em equipes com três a seis pessoas, seguindo a planilha de navegação, que fornece informações sobre o caminho, direções para navegação com bússola, velocidades e distâncias entre os trechos. Cada grupo deverá ter um nome, que será usado para identificação na trilha.

Os participantes deverão se organizar para cumprir as três funções básicas do esporte: navegador, calculista e contador de passos. Um curso online sobre esse esporte será disponibilizado no site. 

Em caso de dúvida, os interessados podem entrar em contato pelo (31) 99530-7070 (WhatsApp) ou pelo e-mail projetos@femitep.com.br.