Jairo’s Cervejaria, de Betim, leva 2 pratas no Brasil Beer Cup | O TEMPO Betim
 
Mercado cervejeiro

Jairo’s Cervejaria, de Betim, leva 2 pratas no Brasil Beer Cup

Marca betinense foi medalhista no concurso com os rótulos Wien e Hard Industry

Publicado em 31 de agosto de 2023 | 21:08

 
 
Para Danilo Mata, sucesso da Jairo’s se deve ao rigor na produção que a marca tem para proporcionar a melhor experiência aos consumidores Para Danilo Mata, sucesso da Jairo’s se deve ao rigor na produção que a marca tem para proporcionar a melhor experiência aos consumidores Foto: Ronaldo Silveira
normal

A Jairo’s Cervejaria, fundada em Betim em 2015, foi medalha de prata com dois rótulos no Brasil Beer Cup 2023: a Wien, no estilo vienna lager, e a Hard Industry, no estilo dortmunder. A cerimônia de premiação aconteceu no último sábado (26), em Florianópolis, em Santa Catarina.

O evento cervejeiro, que é considerado um dos mais importantes da América da Sul, teve 2.034 cervejas inscritas em 153 categorias e contou com a participação de cervejarias de 11 países diferentes. 

De aroma maltado, com notas de biscuit e com espuma cremosa de cor marfim, a Wien possui 5% de graduação alcoólica e foi, pela segunda vez, premiada em um concurso cervejeiro no Brasil: em 2020, ela foi escolhida como a melhor vienna lager no Concurso Brasileiro da Cerveja.

Já a Hard Industry, que tem 5,9% de graduação alcoólica, possui como características um dourado profundo, espuma cremosa e sabor maltado marcante em equilíbrio com seu amargor.

“É sempre uma grande alegria pra nós, da Jairo’s Cervejaria, recebermos premiações em concursos tão importantes. É como uma validação do cuidado e do rigor que temos para proporcionar a melhor experiência aos nossos consumidores. Agora, com essas duas pratas, temos oito premiações no total em concursos cervejeiros no Brasil e exterior”, destacou o mestre cervejeiro, beer sommelier e sócio-proprietário da marca, Danilo Mata.

Premiações

A Jairo’s Cervejaria já recebeu três medalhas no Brasil Beer Cup, três no Concurso Brasileiro da Cerveja – que é o terceiro mais importante concurso cervejeiro do mundo – e duas no World Beer Seal, na República Tcheca, onde a marca também foi agraciada com uma menção honrosa.

Danilo Mata lembrou que, em 2022, Betim foi a sexta cidade em Minas Gerais que mais consumiu bebida alcoólica, conforme apontou estudo do IPC Maps, especializado em potencial de consumo brasileiro. Para ele, isso demonstra como o município é atrativo para esse nicho do mercado e tem tudo pra crescer mais.

“Até pouco tempo, eram poucos produtores legalizados e, hoje, são várias cervejarias betinenses no mercado. Temos um caminho grande pra explorar”, finalizou Mata.

Características

Wien 
Estilo: Vienna Lager
Cor: âmbar
Características: lager de amargor leve, aroma maltado com notas de biscuit e com espuma cremosa.
Teor alcóolico: 5%

Hard Industry
Estilo: Dortmunder ou Helles Export. 
Cor: dourado profundo
Características: Lager de espuma cremosa e com um sabor maltado marcante em equilíbrio com médio/alto amargor. Possui corpo médio e oferece muita suavidade ao beber
Teor alcóolico: 5,9%

Veja também: