Diferencial

Laboratório de fabricação digital tecnológico será inaugurado em Betim

Projeto será o primeiro do país em uma zona rural. Ramacrisna abrirá espaço de inovação para pessoas em situação de vulnerabilidade

Publicado em 07 de abril de 2022 | 20:06

 
 
normal

A comunidade de Vianópolis vai ganhar o primeiro laboratório de fabricação digital do país voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social na zona rural. Nesta terça-feira (12), às 14h, o Instituto Ramacrisna inaugura uma unidade do FabLab. No Brasil, existem apenas 25 unidades desse tipo.

O local, que é adaptado para pessoas com deficiência física, irá ofertar atividades diversificadas por faixas etárias. Para os adultos e jovens, o laboratório terá uma programação voltada para a qualificação profissional. Já as crianças e adolescentes terão a oportunidade de aprender sobre programação e tecnologia. 

“Estou surpresa com as coisas que elas (as máquinas) podem fazer e as coisas que podemos aprender aqui, a tecnologia que eu estou tendo oportunidade de ver com 14 anos e que meus pais não tiveram na idade deles”, conta a moradora do Vianópolis e participante do projeto, Júlia Vitória Pires de Souza, de 14 anos.

No laboratório, de 260 m², os alunos terão acesso a várias tecnologias, como a impressão 3D, óculos de realidade virtual, além da preparação de materiais produzidos em máquinas computadorizadas de corte a laser. 

“Queremos despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo, possibilitar o desenvolvimento de novas tecnologias e atender às demandas com forte impacto social”, destaca a vice-presidente do instituto, Solange Bottaro. 

Entre os cursos previstos estão autocad, modelagem 3D, robótica educacional, desenvolvimento de aplicativo e programação em blocos. As inscrições serão feitas pelo site do Instituto Ramacrisna. A data ainda será divulgada.