Mães que doam leite são celebradas em Betim | O TEMPO Betim
 
Empatia

Mães que doam leite são celebradas em Betim

Nesta sexta (19), evento vai comemorar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano reunindo 28 lactantes no Centro Materno-Infantil

Publicado em 17 de maio de 2023 | 13:42

 
 
Lactantes que quiserem ser doadoras podem entrar em contato com a equipe do BLH pelo telefone (31) 3539-8601 Lactantes que quiserem ser doadoras podem entrar em contato com a equipe do BLH pelo telefone (31) 3539-8601 Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta sexta-feira (19), vai reunir 28 mães que doam seu leite excedente ao Banco de Leite Humano (BLH) de Betim, na região metropolitana de BH. Das 10h às 12h, elas participarão de um evento com apresentação musical, lanche e distribuição de lembrancinhas no Centro Materno-Infantil (CMI). A iniciativa tem o intuito de agradecer o gesto dessas lactantes.

Considerado um alimento padrão ouro, o leite materno possui nutrientes essenciais para o desenvolvimento e a saúde dos bebês, além de transmitir anticorpos do organismo da mãe para o recém-nascido. Desde janeiro do ano passado, o BLH funciona no CMI, que é anexo ao Hospital Regional.

“As gestantes atendidas na unidade são orientadas nos alojamentos conjuntos pela equipe do BLH sobre a importância da amamentação. Elas também são orientadas quanto à forma correta de segurar e posicionar o bebê, conforme os protocolos da Organização Mundial da Saúde e também do Ministério da Saúde”, explica a diretora geral do Hospital Regional, Márcia Prado.

No ano passado, 808 lactantes doaram um total de 754 litros de leite ao banco. Nos quatro primeiros meses deste ano, a unidade contou com a parceria de 182 mães, com 145 litros de leite coletados. 

Para a enfermeira e coordenadora do BLH, Claudia Gonçalves, é essencial que todo profissional de saúde que atende mães e recém-nascidos saiba que o aleitamento é a melhor conduta para ambos. “Escutar, acolher, apoiar e comunicar com habilidade sobre os benefícios da amamentação, intervindo onde avaliar necessário, é fundamental nesse momento”, pontua Claudia.

Lactantes que quiserem ser doadoras podem entrar em contato com a equipe do BLH pelo telefone (31) 3539-8601. Mães que estiverem com dificuldade no aleitamento também podem procurar presencialmente a assistência da unidade.