Maio Amarelo: prefeitura e Arteris fazem atividades em Betim | O TEMPO Betim
 
Trânsito seguro

Maio Amarelo: prefeitura e Arteris fazem atividades em Betim

Nesta terça (16), colaboradores estarão no KM 499 da 381 abordando motociclistas e, a partir de quinta (18), a prefeitura promove diversas ações em escolas, praças e instituições para alertar sobre segurança no trânsito

Publicado em 15 de maio de 2023 | 16:51

 
 
Atividades de conscientização acontecem na cidade até o fim do mês Atividades de conscientização acontecem na cidade até o fim do mês Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

No mês de maio, campanhas são realizadas em todo o país alertando motoristas, pedestres, ciclistas e todos que transitam nas vias do município sobre as escolhas importantes que devem ser feitas em favor da vida. Em Betim, na região metropolitana de BH, a prefeitura vem realizando uma série de atividades em diversas instituições, empresas, escolas e também para o público em geral com o tema “No trânsito, escolha a vida!”. Também a Arteris Fernão Dias realizará, nesta terça (16), por meio das ações Viva Pedestre, Ciclista e Motociclista, abordagem com moradores locais e usuários frequentes da rodovia sobre a importância de transitar com segurança. 

A partir das 9h, colaboradores da Arteris Fernão Dias, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), estarão no KM 499 da BR-381 para orientar e alertar os moradores e usuários que passam pela região. “Conscientização para um trânsito seguro é um trabalho constante. O Maio Amarelo chega para reforçar as iniciativas ao chamar atenção para a valorização da vida. Nosso papel é cuidar de pessoas, cuidar do bem maior que é a vida”, explica Christiana de Almeida Costa, superintendente de Sustentabilidade da Arteris.

Blitz na Praça do Encontro

Na quinta (18), a prefeitura, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) e da Guarda Municipal, fará uma blitz na Praça do Encontro, das 10h às 12h, para distribuição de material de conscientização a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que passarem pelo local. Nos dias 22, 23 e 25, haverá intervenções de educação para o trânsito, em parceria com a VLI Logística, em escolas do município com palestras, dinâmicas de grupo, jogos e atividades para os alunos. 

No dia 24, cerca de 60 alunos da unidade Filhote, do Salão do Encontro, no bairro Laranjeiras, ganharão uma tarde com jogos educativos e palestras com foco na segurança nos trilhos. A proposta é alertar para os perigos de transitar próximo à linha férrea e para os cuidados que todos devem ter ao utilizar as passagens de nível. A ação também será em parceria com a VLI. 

Já no dia 26, os condutores da empresa Transpedrosa também receberão ações de educação para o trânsito. E, para encerrar o mês, nos dias 29 e 30, os operadores do transporte escolar da cidade receberão uma capacitação gratuita sobre segurança viária. A ação acontece em dois horários: das 8h às 9h30 ou das 14h às 15h30, na Escola do Servidor, no Centro Administrativo. 

“Quem trafega por Betim percebe que o número de veículos nas ruas vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Atualmente, temos uma frota cadastrada no município de 220 mil veículos. Esse número pode aumentar em 30% com os veículos que vêm de municípios vizinhos. Então, é muito importante trabalharmos a conscientização e a educação desses condutores para possibilitar um trânsito mais seguro para todos”, explica a presidente da Ecos, Marinésia Costa Makatsuru.

Empresas e instituições

De acordo com a prefeitura, empresas e instituições de ensino do município podem solicitar, gratuitamente, a realização dessas ações educativas, que não se limitam ao profissional, mas a toda a população, e também não apenas durante o Maio Amarelo. Basta enviar um e-mail para educatransitobetim@gmail.com. “Nosso foco é conscientizar, principalmente, motoristas e motociclistas profissionais, para que zelem pelas normas de trânsito, pela prática da empatia e pela priorização da vida”, salienta a gerente de Capacitação e Educação para o Trânsito da Ecos, Patrícia Ramalho.