Boletim divulgado pela Prefeitura de Betim nesta quinta-feira (29) mostra que a vacinação contra a Covid-19 vem avançando no município, apesar de a cidade ainda ter recebido poucas doses enviadas pelo governo do Estado.
Até agora, 67.324 doses de imunizante já foram aplicadas na população de Betim. Pelo menos 48.833 já receberam a primeira dose.
Nesta semana, a prefeitura começou a imunizar, na quarta (28), idosos com 62 anos. nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Para receber a vacina, o público-alvo deve comparecer à UBS portando documento de identidade, comprovante de endereço e cartão de vacinação. Os acamados serão vacinados em domicílio, por meio de agendamento, que pode ser feito por familiares ou responsáveis via telefone.
Segundo a prefeitura, idosos com 63 anos ou mais que não conseguiram receber a vacina ainda podem ser imunizados nas UBSs.
“O público-alvo do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, tem aderido bem ao programa de vacinação e comparecido nas UBSs para tomar a primeira dose do imunizante. Mas é preciso reforçar que aqueles que estão agendados para receber a segunda dose da vacina não deixem de buscar os postos. Somente as duas doses completam o ciclo de vacinação”, salientou o secretário de Saúde de Betim, Augusto Viana.
Comorbidades
Quando Betim completar a vacinação de idosos – ainda faltam aqueles com idade entre 60 e 61 anos – terá início a imunização de pessoas que possuem comorbidades, que têm doenças pré-existentes. Segundo o Ministério da Saúde, esse será o próximo grupo prioritário a ser vacinado.
Para isso, as pessoas com comorbidades precisam estar pré-cadastradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações ou em alguma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).