Saúde

Medicamento anti-HIV passará a ser oferecido em Betim

Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) tem grau de proteção superior a 90%; porém, remédio não exclui a necessidade do uso de preservativo

Publicado em 13 de julho de 2023 | 16:48

 
 
Tratamento só pode ser feito com acompanhamento médico e pacientes devem ser avaliados antes. Tratamento só pode ser feito com acompanhamento médico e pacientes devem ser avaliados antes. Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação
normal

A partir da próxima segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde de Betim, na região metropolitana de BH, passa a oferecer, na rede pública da cidade, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). Trata-se de um medicamento anti-HIV, usado de forma programada, para evitar a infecção pelo vírus.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, a PrEP será disponibilizada, de forma gratuita, para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentam contextos de risco aumentado de infecção pelo HIV.

O medicamento será entregue no Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi), onde os interessados deverão agendar presencialmente o atendimento para fazer a requisição.

Quem pode receber

Para se habilitar, o usuário deverá passar por consulta com os profissionais de saúde do Sepadi, que irão avaliar a situação de vulnerabilidade do paciente, de acordo com o comportamento sexual e outros contextos de vida, como: uso repetido de Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP); histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); falhas frequentes no uso de preservativos; e prática sexual sob influência de drogas psicoativas ou em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia, entre outros.

Porém, a médica infectologista do Sepadi, Izabela Voieta, faz um alerta: a PrEP não substitui o uso do preservativo, que evita também gravidez e outras ISTs. “A PrEP faz parte da estratégia de prevenção combinada, que associa o uso de diferentes métodos para a prevenção ao HIV, além do compromisso do usuário em usar a profilaxia”, diz. 

A PrEP oferece um grau de proteção superior a 90%, quando ingerida regularmente e com acompanhamento.

Os interessados em solicitar o medicamento devem agendar, presencialmente, uma consulta no Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi).

A unidade fica na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1500, no Chácara. O funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (31) 3531-5533.