Músico de Betim compõe canção em homenagem a Noemi Gontijo | O TEMPO Betim
 
História

Músico de Betim compõe canção em homenagem a Noemi Gontijo

Música fala sobre a trajetória da fundadora do Salão do Encontro

Publicado em 15 de julho de 2023 | 12:44

 
 
Juquinha, o compositor, planeja gravar clipe. Juquinha, o compositor, planeja gravar clipe. Foto: Carolina Miranda/ O Tempo
normal

As notas musicais dedilhadas no violão, com melodia sertaneja que remete ao interior mineiro, traduzem uma homenagem carregada de emoção para dona Noemi Gontijo, fundadora do Salão do Encontro.

A professora, que hoje tem 99 anos e é uma das personalidades mais conhecidas de Betim, já recebeu prêmios e reconhecimentos de todo o mundo. Mas, desta vez, a homenagem vem com um sentimento pessoal de gratidão.

O autor é Carlos Augusto Rodrigues, o Juquinha. Morador do Guanabara, ele conta que dona Noemi estendeu as mãos para ele em um momento difícil da vida. “Eu estava com depressão, e ela me deu um emprego. Na época, ela me ajudou e me incentivou muito. E eu via que ela ajudava muita gente também. Por isso, compus essa música pra ela”, diz.

A canção foi feita em 2007. Na época , ele chegou a apresentá-la para a homenageada, que se emocionou, segundo Juquinha. “Depois, guardei a letra. Mas, agora, quero lançar oficialmente e gravar um clipe no Salão do Encontro”, diz. A ideia, segundo ele, é fazer o registro na casa onde dona Noemi morou e que se transformará em um memorial para contar a história da professora.

Paixão pela música

Juquinha tem 65 anos e é autodidata: aprendeu a tocar sozinho. Ele é autor de outras músicas, todas divulgadas no canal dele no Youtube (clique aqui).