Otorrinolaringologia

Mutirão de cirurgias já atendeu 113 pacientes em Betim

Estão sendo contempladas pela iniciativa crianças de 0 a 12 anos que estão no aguardo de procedimentos

Publicado em 13 de dezembro de 2023 | 16:40

 
 
No mutirão, são realizados procedimentos como amigdalectomias, adenoidectomias, turbinectomias e septoplastias No mutirão, são realizados procedimentos como amigdalectomias, adenoidectomias, turbinectomias e septoplastias Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

Cento e treze procedimentos já foram realizados no mutirão de cirurgias de otorrinolaringologia promovido pela Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, desde 12 de agosto no Hospital Regional. 

Segundo o Executivo, 151 avaliações foram agendadas, mas 38 cirurgias não aconteceram em razão do não comparecimento ou do cancelamento por parte dos pacientes. 

Inicialmente, estão sendo contempladas pela iniciativa crianças de 0 a 12 anos que estão no aguardo de procedimentos como amigdalectomias, adenoidectomias, turbinectomias e septoplastias. Atualmente, a fila tem 83 pacientes já agendados.

“A prefeitura está se organizando, no próximo ano, para atender também adolescentes a partir de 13 anos e adultos que aguardam por procedimentos na especialidade. Queremos garantir meios para que todos os cidadãos tenham acesso igualitário a tratamentos cirúrgicos essenciais e, assim, promover uma assistência de qualidade a todos os usuários do SUS Betim”, adianta a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.

Como funciona

As cirurgias do mutirão são feitas sempre aos sábados e domingos, atendendo, em média, oito pessoas por fim de semana. Os agendamentos são feitos pela diretoria de regulação e comunicados ao paciente pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

“É importante que os usuários mantenham seus dados atualizados nas UBSs, pois é por meio desses registros que a equipe entrará em contato para os agendamentos. Isso evita falhas de comunicação e faltas no dia do procedimento”, ressalta o diretor de regulação, controle e avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiano Abreu.