Com 15 anos de atuação em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, o Grupo Potencial, do segmento de armazenagem e distribuição de combustíveis, inaugurou, nessa quarta (9), a sua primeira base dutoviária própria no município, chamada de Betim Terminal de Armazenagem (BTAR). Instalada no KM 485 da BR–381, no bairro Jardim Piemonte, a unidade está estrategicamente localizada próximo à Refinaria Gabriel Passos (Regap) e mira o mercado mineiro, um dos maiores consumidores do segmento no país. “Betim é uma região que faz parte do nosso projeto de crescimento. É uma cidade estratégica, pois aqui estamos ao lado da refinaria. Além disso, o município está se tornando o maior polo industrial de Minas Gerais. Portanto, é a partir daqui que vamos gerar nosso crescimento também”, afirmou o presidente do Grupo Potencial, Arnoldo Hammerschmidt, justificando a escolha da cidade.
Esta é a quinta base própria do conglomerado, que abrange a Potencial Petróleo, a Potencial Biodiesel, a BWI Trading, a BWT Transporte e a Combustíveis Jeta, e a segunda fora da região Sul do país, onde o grupo se originou – na última semana, a companhia concluiu a aquisição de uma unidade em Ribeirão Preto (SP).
Na instalação de Betim, a capacidade estática de armazenagem é de 25 milhões de litros, mas com potencial de ampliação para 32 milhões. Com uma estrutura dimensionada para estacionamento, carregamento e descarregamento, poderão ser movimentados até 120 milhões de litros de combustíveis por mês, podendo chegar a 150 milhões, futuramente, conforme antecipado por Schmidt. A expectativa é que as atividades comecem até o início de 2024. O grupo estima gerar cerca de 150 postos de trabalho diretos e indiretos. O investimento na unidade em Betim soma R$ 120 milhões.
Projeções. Os impactos econômicos da instalação da unidade no município foram destacados pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido: “É uma base de terminal de cargas muito importante, com grande capacidade para ampliar o potencial de distribuição de combustível aqui, em Betim. Isso vai gerar emprego, além de acrescentar valor agregado ao município, o que vai se refletir em uma maior arrecadação”.
Durante a solenidade de inauguração, o gerente de marketing e relacionamento do Grupo Potencial, Flávio Negrão, falou sobre a oportunidade de estar em contato com clientes e parceiros locais. “Faz parte desse processo de construção das bases de distribuição: a gente finaliza a obra para poder expor toda a estrutura àqueles que vão estar no dia a dia operando com a gente. Agora, vem o processo das licenças até entrarmos em operação”, disse Negrão, referindo-se à autorização concedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As licenças ambientais, da esfera municipal, já estão regularizadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.