Saúde

Oferta de serviço de reabilitação do SUS Betim completa 30 anos com seminário

Evento ocorrerá nesta quinta (22), das 8h às 12h, no auditório do Centro Administrativo; saiba como participar

Publicado em 20 de junho de 2023 | 17:26

 
 
Serviço de reabilitação no SUS Betim, um dos pioneiros em Minas Gerais, começou em 1993, com o atendimento de profissionais em uma unidade de saúde de fisioterapia Serviço de reabilitação no SUS Betim, um dos pioneiros em Minas Gerais, começou em 1993, com o atendimento de profissionais em uma unidade de saúde de fisioterapia Foto: Prefeitura de Betim
normal

Para comemorar os 30 anos da oferta de serviços de reabilitação gratuita na rede pública de saúde de Betim, na região metropolitana, a prefeitura promove na quinta-feira (22), das 8h às 12h, um seminário destinado a profissionais da saúde com o tema central “A importância da reabilitação multiprofissional e integrada para adquirir a independência física, mental e social". O evento ocorrerá no auditório do Centro Administrativo. Interessados podem se inscrever por ESTE LINK

O serviço de reabilitação no SUS Betim, um dos pioneiros em Minas Gerais, começou em 1993, com o atendimento de profissionais em uma unidade de saúde de fisioterapia.

Ao longo dos anos, o serviço foi ampliado para outras unidades e passou a incluir as especialidades de fonoaudiologia e terapia ocupacional. Em 2002, foi inaugurado o Centro de Referência em Reabilitação Anderson Gomes de Freitas, que oferece atendimento nas especialidades de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social e enfermagem para adultos, crianças e idosos. 

Além do Anderson Freitas, os atendimentos de reabilitação também são ofertados pela rede SUS Betim nos núcleos de apoio às equipes da Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde, pelo Programa Internação Domiciliar/PID - Melhor em Casa, e no Hospital Público Regional. A rede é composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e fonoaudiólogos. 

“Oferecemos uma rede de serviços de reabilitação integrada, articulada e efetiva para atender as pessoas com demandas decorrentes de deficiência temporária ou permanente, progressiva, regressiva ou estável, intermitente e contínua”, explica a gerente do CRRAGF, Daniele Gomes de Freitas.

Anderson Gomes de Freitas

O centro é um serviço de reabilitação multiprofissional de caráter ambulatorial, que realiza em média 1.600 atendimentos mensais. 

A unidade conta com uma equipe de 38 profissionais das especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social e enfermagem, além da equipe administrativa e de higienização. 
 
Para receber atendimento na unidade, os usuários devem ser referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde, por meio da Diretoria de Regulação, que define os protocolos clínicos que incluem tratamento em reabilitação para fonoaudiologia clínica; neurologia adulto e infantil; ortopedia e traumatologia; práticas integrativas; saúde auditiva; saúde intelectual e serviço social.