Concertos Noturnos

Orquestra Sinfônica de Betim homenageia compositor Joseph Haydn

Apresentação, que tem entrada franca, ocorrerá nesta quinta-feira (23), às 19h30

Publicado em 20 de junho de 2022 | 18:52

 
 
normal

Sob regência do maestro Márcio Miranda Pontes, a Orquestra Sinfônica de Betim realiza, no Teatro Municipal Newton Franco Amaral, um concerto em homenagem as obras do compositor austríaco Joseph Haydn - considerado um dos mais importantes e influentes autores da música erudita. A apresentação ocorrerá nesta quinta-feira (23), às 19h30. 

O espetáculo faz parte da série musical Concertos Noturnos, realizada pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra), a Vallourec Soluções Tubulares do Brasil e o Instituto Unimed-BH. O concerto tem entrada franca, porém sujeito à lotação máxima do teatro.

A apresentação terá início com a aclamada “Abertura em Ré Maior”, de autoria do famoso compositor mineiro do século XIX. João de Deus de Castro Lobo - uma forma de valorizar a arte regional e mostrar como os artistas mineiros estavam alinhados com a cultura musical europeia daquele período. 

Na sequência, será apresentada a célebre “Sinfonia nº 94”, de Joseph Haydn, provavelmente a mais famosa das 104 sinfonias compostas pelo autor austríaco. Conhecida como “Sinfonia da Surpresa”, a obra ganhou esse nome em razão do "susto" que promove aos ouvintes no segundo movimento da obra.

Para fechar a noite, a Orquestra Infanto-Juvenil da Sabra se une à Orquestra Sinfônica de Betim. O repertório contará com os clássicos do compositor inglês Edward Elgar.