Atletismo

Paratleta betinense é convocada pra disputar competição na França

Raysa Mendonça, de 23 anos, aluna do programa Viva o Esporte, está representando Betim na sexta edição do Virtus Global Games

Publicado em 05 de junho de 2023 | 17:19

 
 
Raysa começou sua trajetória no programa de Betim Viva o Esporte em 2016 Raysa começou sua trajetória no programa de Betim Viva o Esporte em 2016 Foto: Arquivo Pessoal
normal

A paratleta betinense Raysa Mendonça, de 23 anos, foi convocada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais pra competir em Vichy, na França. É o primeiro desafio internacional da jovem, que está representando Betim, na região metropolitana de BH, na modalidade de atletismo paralímpico no Virtus Global Games. O torneio, que começou no domingo (4), ocorre até o dia 10 de junho.

Integrante do programa Viva o Esporte, promovido pela Prefeitura de Betim, por meio de parceria entre a  Secretaria Municipal de Esportes e o Instituto Ramacrisna, Raysa tem uma rotina de treinos intensa, que inclui atividades para o desenvolvimento de habilidades e também acompanhamento psicológico para lidar com a pressão, manter a motivação e trabalhar a autoconfiança para disputar grandes torneios. 

Raysa tem síndrome de Down e mostra todos os dias, desde 2016, quando recebeu um convite para ingressar no atletismo. que é possível alcançar grandes conquistas. Em 2016, graças ao seu desenvolvimento, foco e participação assídua, Raysa  Demonstrando muita determinação, ela rapidamente se destacou nas competições estaduais e, com o suporte técnico e psicológico, além dos treinamentos  especializados oferecidos pelo Viva o Esporte, conquistou várias medalhas. 

A treinadora de Raysa, Luciene Lebrão, ressalta a determinação da atleta: "Ela é uma atleta dedicada e comprometida, pronta para competir internacionalmente. No programa Viva o Esporte, trabalhamos intensamente com ela, não apenas seu condicionamento físico, mas também seu bem-estar mental, para que esteja emocionalmente preparada para os desafios da competição”.

Maria Aparecida Silva Mendonça, mãe da Raysa, diz que tudo isso que está acontecendo é "maravilhoso" para a filha. "Ela adora competir, né? E está lá por mérito dela, conquista dela". A família mora no bairro Laranjeiras. 

Virtus Global Games

Esta é a sexta edição do Virtus Global Games, é considerado o torneio internacional mais importante para atletas de alto nível que possuem deficiência intelectual, síndrome de Down e autismo sem deficiência intelectual. Organizada pela Federação Francesa de Esporte Adaptado (FFSA), a competição reúne  mais de mil atletas de 80 países.