Social

Pessoas em situação de rua serão acolhidas aos sábados em Betim

Ampliação dos serviços começa no dia 6 de agosto; hoje, unidade funciona de segunda a sexta-feira

Publicado em 28 de julho de 2022 | 20:32

 
 
normal

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) passará a funcionar também aos sábados, a partir do dia 6 de agosto. O horário de atendimento será das 8h às 13h, para possibilitar aos acolhidos alimentação com café da manhã e almoço, além de higiene pessoal. 

A equipe do Centro Pop realizará aos sábados uma busca ativa da população adulta em situação de rua e de crianças e adolescentes, com fiscalização para combater o trabalho infantil e a exploração sexual desses.
Outra novidade é que o Centro Pop passou a oferecer jantar para esse público. Para receberem almoço e jantar, servidos no Restaurante Popular, eles recebem o Cad Pop (um cartão personalizado). Já aos sábados, o almoço ofertado será fornecido no albergue.

Atualmente, o Centro Pop funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h. Até 19h os usuários podem tomar banho, lavar roupas e demandar os atendimentos técnicos já ofertados pelo local, como orientação, agendamentos e encaminhamentos para documentação civil e concessão de benefícios eventuais – vales sociais, isenções de documentos, entre outros. Depois desse horário, até as 21h, o serviço é de abordagem e plantão, voltado para casos específicos, como encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Segundo o coordenador do Centro Pop, Warley Oliveira, essa demanda surgiu porque têm aumentado as notificações sobre trabalho infantil nas ruas da cidade. “Com essa abordagem e apoio técnico sendo estendidos aos sábados, queremos entender melhor essa situação. Combater e evitar o trabalho infantil são o nosso objetivo”, diz. 

Para o coordenador da Divisão da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Tarcísio Pimentel, a ampliação do serviço vai minimizar ainda mais o sofrimento desta população: “Hoje, em Betim, temos aproximadamente 120 pessoas em situação de rua. Com a ampliação do horário do atendimento, a prestação do serviços terá resultados mais céleres em todos os aspectos”, avalia o coordenador.

Outras informações podem ser obtidas no Centro Pop (rua Romualda Augusta de Melo, 267, no Centro), pelos telefones (31) 3591-1224 e 3593-9636, ou no Albergue Vitor Braighi (rua do Rosário, 2.345, no Senhora das Graças), pelo telefone (31) 3596-8828.