Betim

Polícia conclui inquérito de furto de cobre na UBS Trincheira

Um homem de 47 anos, usuário de drogas, foi preso pelo crime e entregou dois receptadores

Publicado em 21 de dezembro de 2022 | 15:51

 
 
normal

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito do furto de cabos de cobre da Unidade Básica de Saúde (UBS) Trincheira, no Citrolândia, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O crime ocorreu entre a madrugada de domingo (11) e a manhã de segunda-feira (12) da semana passada. 

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Roberto Veran, um homem de 47 anos, que é usuário de drogas e vive em situação de rua, usou uma pedra para quebrar várias partes da edificação e conseguir retirar os cabos, além de consumir a comida dos funcionários que estava na geladeira. Em razão dos danos causados pelo invasor, a UBS ficou sem energia elétrica, acarretando perdas de vacinas, e o funcionamento da unidade foi suspenso por quase dois dias. A estimativa, conforme apontado por Veran, é de um prejuízo milionário ao erário público.

“O furtador tinha saído da prisão no dia 8, ou seja, três dias antes de invadir a UBS. Tão logo tivemos ciência do furto, começamos as diligências com o apoio da Guarda Municipal. Menos de dez horas após o ocorrido, conseguimos capturar o responsável e, por meio dele, conseguimos chegar aos receptadores”, disse o delegado.

Segundo Veran, o suspeito já tem diversas passagens policiais. “Como ele é usuário de drogas, sobrevive desses pequenos furtos”, explicou. Já os outros dois envolvidos têm 57 e 60 anos. Um deles ainda não possuía ficha criminal, enquanto o outro já respondeu por vários crimes, inclusive latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

“Tendo em vista a ação rápida da polícia, foi possível recuperar o material, que, com certeza, seria repassado a outros receptadores”, completou Veran, informando que, atualmente, o material é vendido, em média, a R$ 38 o quilo no mercado paralelo. O suspeito detido, porém, recebeu R$ 120 pelos 14 kg que furtou da UBS Trincheira.