Por que homens não treinam as pernas com frequência?

O ideal é malhar os membros superiores e inferiores, estabelecendo um equilíbrio

Publicado em 30 de maio de 2013 | 01:45

 
 
normal

Por que grande parte dos homens, sem generalizar, não treina pernas, glúteos e panturrilhas entre outros músculos dos membros inferiores com frequência? A maioria deles prefere malhar braços, peitoral e costas, de modo que os membros inferiores acabam sendo esquecidos.

Mas por quê? Procurei saber isso deles e a justificativa foi quase a mesma. “As pernas demoram a desenvolver (hipertrofiar). Aí eu coloco uma calça jeans e tudo fica bem”.

As pernas, como um grande grupo muscular, representam a base do nosso corpo. Isso significa que sua musculatura precisa ter o mesmo nível de desenvolvimento que a musculatura dos membros superiores para manter-se o equilíbrio. Outro ponto é que a postura é diretamente influenciada pelas pernas, onde um desequilíbrio de força pode causar dores na coluna e nos joelhos, além de outros problemas.

Treine suas pernas de forma tão duro quanto os membros superiores. Um intenso treino de pernas pode estimular o crescimento em seu peito, costas e braços. Isso acontece devido a produção de hormônios anabólicos, como a testosterona, que auxiliam no ganho de massa muscular de todas as outras regiões do corpo também.

Treine com vontade todas as partes do seu corpo. Lembre-se sempre que, limitando seus movimentos, você está limitando seus ganhos. Então, priorize sempre a amplitude do movimento do que a carga.