Saúde

Prefeitura de Betim e Hospital Evangélico realizam ação do Dia Mundial do Rim

Evento é aberto à população e apresentará informações sobre as doenças renais, como prevenir e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado

Publicado em 08 de março de 2023 | 08:00

 
 
normal

A Prefeitura de Betim, em parceria com o Hospital Evangélico - prestador do serviço de nefrologia do município -, promoverá o evento "Saúde dos Rins" para lembrar o Dia Mundial do Rim, celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março.

A ação será realizada nesta quinta-feira (9), das 8h às 12h, no Complexo de Saúde do Hospital Evangélico, localizado avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 1.655, no bairro Angola.

O evento, que é aberto à população, apresentará informações sobre as doenças renais: como prevenir, além da importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para evitar agravamentos.

Os participantes receberão orientações sobre nutrição e atividades físicas, e poderão ainda aferir a pressão arterial e a glicemia capilar, e passar por avaliação física (IMC).

A equipe do projeto Agita Betim também participará da iniciativa, oferecendo atividades como alongamentos e a ginástica chinesa  Lian Gong. O Vacimóvel estará presente oferecendo as vacinas contra a Covid-19 e a meningite. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, um em cada dez brasileiros é acometido pela doença renal crônica (DRC), que se caracteriza por uma lesão dos mantida por três meses ou mais.

Os principais fatores de risco para a enfermidade são o tabagismo, a hipertensão arterial, a diabetes e a obesidade. O uso frequente de medicações nefrotóxicas, como anti-inflamatórios, também podem comprometer a função renal. 

Dicas para prevenir doenças renais: 

Pratique exercícios físicos regulares
Mantenha a alimentação saudável, rica em nutrientes
Controle o peso corporal, a pressão arterial, o colesterol e a glicose
Beba bastante água, mesmo nos dias frios
Não fume
Não abuse de bebida alcoólica
Não faça uso de medicamentos sem prescrição médica