Seis câmeras de vigilância com alarme serão instaladas em cada uma das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo a prefeitura, os equipamentos serão colocados em pontos estratégicos para coibir depredações, furtos e arrombamentos, bem como para ajudar na identificação dos possíveis autores desses crimes.
Na última semana, a UBS Trincheira, no bairro São Salvador, na região do Citrolândia, foi vandalizada por um homem que invadiu o equipamento para furtar cabos de cobre.
A previsão é que, até o fim deste mês, ao menos dez unidades já estejam com as câmeras instaladas, e que até meados de janeiro o serviço seja concluído nas 38.
Uma empresa de segurança terceirizada vai receber as imagens dos equipamentos em tempo real e também será acionada - além da Polícia Militar e da Guarda Municipal - nos casos em que o alarme for disparado.
“Estamos trabalhando para oferecer uma assistência de qualidade, com segurança para a população e para os trabalhadores. Arrombamentos, depredação e furtos não devem ser admitidos, pois prejudicam o atendimento, geram prejuízos ao patrimônio público e custos extras para a administração. Além da instalação dos equipamentos, a Guarda Municipal realiza rondas diárias em torno das unidades para aumentar a segurança e coibir crimes”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Claudio Arruda.
Somente neste ano, 68 ocorrências de furto de cabos de cobre em prédios públicos - UBSs, escolas e até na maternidade - foram registradas em Betim, de acordo com o comandante da Guarda Municipal, Anderson Reis.
“São casos que nos preocupam muito, mas estamos realizando um trabalho conjunto para tentar localizar esses autores e também prender os receptadores”, afirmou Reis. “Temos ido aos locais que fazem a receptação desses produtos e feito a fiscalização de alvará e de postura para verificarmos se esses estabelecimentos são realmente legalizados ou se foram montados somente para receber esse tipo de material criminoso, oriundo de furto, para revendê-lo”, completou o comandante.
Ainda de acordo com Reis, a instalação de câmeras de segurança pela prefeitura nas unidades de saúde - a exemplo do que foi feito nas escolas - reforça o trabalho preventivo que vem sendo realizado na cidade.
“Como essas câmeras também possuem alarme, que é acionado em caso de invasão das unidades, uma sinalização sonora é encaminhada à nossa central, que, de pronto, encaminha uma viatura até a localidade”, finalizou o comandante.