Gratuito

Prefeitura de Betim, Vale e governo de MG oferecem cursos profissionalizantes

Serão 120 vagas distribuídas entre os cursos de agente de limpeza e conservação; cuidador de idosos; agente comunitário de saúde; Libras e almoxarife

Publicado em 07 de junho de 2023 | 17:22

 
 
Mesmo com a lei que determina o uso da Libras, a comunidade surda ainda enfrenta muitas dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia Mesmo com a lei que determina o uso da Libras, a comunidade surda ainda enfrenta muitas dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia Foto: Pexels (imagem ilustrativa)
normal

Uma parceria entre a Prefeitura de Betim, na região metropolitana, o governo de Minas e a mineradora Vale vai abrir, na segunda-feira (12), inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos que serão ofertados nas modalidades presencial e à distância.

Ao todo, 120 vagas distribuídas entre os cursos de agente de limpeza e conservação; cuidador de idosos; agente comunitário de saúde; Língua Brasileira de Sinais (Libras) e almoxarife. 

Para participar, interessados devem se inscrever presencialmente na Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) até a próxima sexta-feira (16). A Seter funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Para participar é necessário ter idade mínima de 16 anos, residir em Betim e ter a escolaridade mínima exigida pelo curso. No ato da inscrição, os interessados devem apresentar documentos pessoais, número de conta bancária, e comprovantes de endereço e de escolaridade - originais e cópias.

Os alunos matriculados receberão bolsa-auxílio de R$ 300 na modalidade presencial e R$ 150 para modalidade à distância. 

As qualificações fazem parte do Programa de Educação Profissional, do governo de Minas, que é financiado com os recursos do acordo de reparação decorrente do rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho.

“A capacitação reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação do trabalhador, no intuito de contribuir com a formação e com a inserção do mesmo no mercado de trabalho. Pessoas que passam por uma qualificação profissional, principalmente aquelas que estão fora do mercado de trabalho, ampliam as possibilidades de conseguir boas oportunidades”, explica a secretária municipal de assistência social, Gabriela Brena Araújo.

Confira os pré-requisitos de cada curso:

Na modalidade presencial 

Agente de limpeza e conservação - 20 vagas 

Escolaridade: ensino fundamental I (1º ao 5º ano) - incompleto   

Idade: maior de 16 anos

Sexo: indiferente

Turno: noturno 

Cuidador de idosos - 20 vagas

Escolaridade: ensino fundamental II (6º ao 9º ano) - completo   

Idade: maior de 18 anos

Sexo: indiferente

Turno: noturno

Agente comunitário de saúde - 20 vagas 

Escolaridade: ensino fundamental II (6º ao 9º ano) - completo   

Idade: maior de 18 anos

Sexo: indiferente

Turno: noturno 

Língua Brasileira de Sinais (Libras) - 20 vagas 

Escolaridade: ensino fundamental II (6º ao 9º ano) - completo   

Idade: maior de 16 anos

Sexo: indiferente

Turno: noturno

Modalidade EAD 

Almoxarife - 40 vagas

Escolaridade: Ensino Fundamental II (6º ao 9º) -  incompleto   

Idade: maior de 16 anos 

Sexo: indiferente

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3531-1268.