Um contrato de cerca de R$ 2,4 milhões foi assinado pela Prefeitura de Betim, na região metropolitana, na tarde dessa segunda-feira (22), para a execução de um importante pacote de obras de contenção de encostas em seis bairros do município. A execução está prevista para começar em 15 dias.
Segundo o município, a medida resolverá problemas causados pelas chuvas em áreas prioritárias, que apresentam risco geológico, mapeadas pela Superintendência de Defesa Civil municipal.
As obras terão acompanhamento e fiscalização da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) e já contam com estudos concluídos e projetos elaborados. A meta é que as intervenções sejam concluídas ainda em 2023, antes do próximo período chuvoso.
Serão recuperadas encostas localizadas nas ruas Alfredo Valeriani, no bairro Citrolândia; Caramuru, no Laranjeiras; Norte, no Angola; Rua do Rosário, no Ingá; Astrapéia, no bairro Nossa Senhora de Fátima; e Índio Galdino Jesus dos Santos, no bairro Campos Elíseos. Para estabilizar encostas e taludes nessas vias serão utilizadas soluções em gabião, um tipo de muro de arrimo.
De 2019 para cá, a gestão municipal realizou sete obras de grande porte, com diferentes soluções de engenharia, em diversas regiões da cidade para recuperar encostas. Os investimentos para esse tipo de intervenção já somam R$ 15,4 milhões.
"Demos a ordem de serviço para seis obras de extrema importância para a contenção de encostas em áreas que ofereciam riscos à população. A execução também inclui a recuperação das vias contempladas. Nossa previsão é que tenham início em 15 dias. Além dessas, temos muitas outras intervenções em processo de licitação que serão lançadas em breve”, informa o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.