Prefeitura vai demolir prédio com risco de colapsar em Betim | O TEMPO Betim
 
Comunicado

Prefeitura vai demolir prédio com risco de colapsar em Betim

Ação controlada vai começar na terça (17) e vai durar quatro semanas; rua Duque de Caxias será interditada parcialmente para realização dos trabalhos

Publicado em 10 de outubro de 2023 | 13:05

 
 
Prédio que será demolido fica na rua Duque de Caxias, no bairro Jardim Teresópolis, em Betim Prédio que será demolido fica na rua Duque de Caxias, no bairro Jardim Teresópolis, em Betim Foto: Nelson Batista
normal

A Prefeitura de Betim anunciou, nesta quinta-feira (10), a demolição de um prédio interditado e sob risco de colapsar na rua Duque de Caxias, no bairro Jardim Teresópolis. A operação ocorre depois da emissão de um laudo técnico da Superintendência Municipal de Defesa Civil, que atestou o risco de queda da edificação em decorrência de equívocos na construção da mesma. 

Segundo o município, a ação controlada vai começar na próxima terça-feira (17) e vai durar quatro semanas, incluindo a retirada dos entulhos. As equipes da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) optaram por realizar a demolição do terceiro e do segundo pavimentos de forma manual para evitar a interdição total da via com máquinas de grande porte. "A medida fará com que o serviço demande mais tempo, mas, por outro lado, trará menos impactos ao trânsito da região", declarou o município.

A área será cercada com tapumes e a calçada em frente ao imóvel será interditada. Para a segurança de todos, o trânsito na Duque de Caxias será parcialmente interditado entre as ruas Corrente e Campo Formoso durante todo o processo de demolição, sempre das 8h às 15h. Toda a operação seguirá as normas de segurança vigentes e ocorrerá sob orientação da Defesa Civil. 

Diálogo

Antes de iniciar as intervenções, equipes da Defesa Civil e da Gerência Regional Teresópolis distribuíram, na segunda-feira (9), um comunicado a moradores, comerciantes e empresários situados na Duque de Caxias e adjacências, para dar mais detalhes sobre a operação, ressaltando a necessidade do serviço e orientando sobre as medidas para a segurança para todos que transitam e vivem no local. As equipes também se reuniram com a população para esclarecer eventuais dúvidas sobre a ação. 

Superintendente da Defesa Civil de Betim, Suellen Reis, afirmou que tratativa com a comunidade sobre a decisão pela demolição do prédio ocorreu de forma bastante tranquila. "O prédio e os imóveis adjacentes já estão interditados como medida protetiva, uma vez que o prédio corre risco de colapsar. Foi uma medida tomada para garantir a integridade física das pessoas que moram ali", afirmou.  

Moradora do bairro, a cirurgião-entista Michele Domingos afirmou que o prédio havia sido invadido por pessoas em situação de rua e que a demolição vai garantir a segurança deles, das pessoas que passam e moram no entorno. "É um prédio que estava condenado há bastante tempo e que já havíamos pedido a demolição. Graças a Deus, a administração tomou essa medida", salientou.

Auxílio moradia

Cerca de 15 famílias moradoras do imóvel de três pavimentos e das unidades habitacionais no entorno foram incluídas no programa de  no Auxílio Habitacional do município.