Premiação do concurso das comunidades terapêuticas de Betim será nesta quarta | O TEMPO Betim
 
Arte

Premiação do concurso das comunidades terapêuticas de Betim será nesta quarta

Competição busca estimular, por meio da arte, a reintegração social e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades de dependentes químicos em tratamento nas entidades cadastradas no município

Publicado em 12 de dezembro de 2023 | 12:19

 
 
Obras da Associação Beneficente Recuperando Vidas, da Associação Cristã Arca de Noé e da  Associação Movimento Renascer são as finalistas Obras da Associação Beneficente Recuperando Vidas, da Associação Cristã Arca de Noé e da Associação Movimento Renascer são as finalistas Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

Será realizada nesta quarta-feira (13), a cerimônia de premiação da 2ª edição do Concurso Cultural da Superintendência de Políticas Públicas Sobre Drogas (Supod), da Prefeitura de Betim, na região metropolitana de BH. A competição visa estimular, por meio da arte, a reintegração social e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades de dependentes químicos em processo de tratamento nas entidades cadastradas no município.

O evento é aberto ao público e será realizado às 13h30 no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo. A comunidade terapêutica vencedora receberá premiação simbólica em dinheiro. 

No concurso, que teve início em outubro, cada comunidade terapêutica participante confeccionou uma obra de arte que retrata o tema desta edição: “A importância do projeto de vida para as pessoas no uso problemático de substâncias psicoativas”. O objetivo foi promover uma reflexão acerca da importância do trabalho realizado dentro das instituições. 

Veja as três obras finalistas:

- Associação Beneficente Recuperando Vidas: escultura intitutalda “Trilhando novos projetos de vida”, que retrataa necessidade de ter os objetivos futuros estabelecidos. “Temos a total convicção de que com planejamentos prévios de nossas metas e sonhos temos mais chances de alcançá-los com solidez, êxito e felicidade”, pontua a intituição.

- Associação Cristã Arca de Noé: escultura intitulada “Projetando o Futuro”, obra que relata a trajetória do acolhido no local. “Após seu período de tratamento, no qual passa por vários processos,  o acolhido está apto a projetar seu futuro, entendendo que a vida é feita de escolhas, e que podemos, sim, investir em uma nova trajetória”, ressalta a entidade. 

- Associação Movimento Renascer: escultura intitulada “O caminho e suas escolhas”, obra que trabalhou representativas com palavras-chaves que compõem o universo terapêutico. “Resiliência, boa vontade, humildade, mente aberta e honestidade são palavras que estão na base do tratamento terapêutico da nossa instituição, mas isso não é garantia de uma vida sem problemas ou adversidades, o que resultará em negação, autossabotagem, tempestades, conflitos, aflições e intolerância. Porém tudo isso pode ser vencido com aceitação, confiança, compromisso, disciplina, família, fé e trabalho”, destaca a associação.