Prevenção

Projeto em Betim leva às escolas conscientização contra o uso de drogas

Projeto 'Tô Ligado' tem o objetivo de educar crianças e adolescentes da cidade sobre o tema

Publicado em 15 de abril de 2023 | 16:59

 
 
Atividades do Supod Itinerante em escola de Betim. Atividades do Supod Itinerante em escola de Betim. Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação
normal

Nesta semana, alunos da Escola Municipal Frei Rogato, na Colônia Santa Izabel, em Betim, na região metropolitana de BH, recebem o projeto “Tô Ligado. Desenvolvido pela Superintendência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Supod), a iniciativa visa conscientizar alunos de Betim sobre a prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, por meio de rodas de conversa e atividades lúdicas.

A palestra engloba as atividades do 'Supod Itinerante' e será nos dias 17 e 18 de abril, para as turmas do 8º e 9º anos 

Do dia 24 de abril a 2 de maio, a partir das 8h45, o projeto “Tô Ligado” estará com os alunos do Salão do Encontro participantes do Programa Guarda Jovem do Bem, da Guarda Municipal de Betim, que consiste em formação cidadã e prevenção à criminalidade, com foco no respeito à cidadania e no protagonismo juvenil. 

Para os educadores

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Betim, além do projeto realizado com os alunos, a Supod também promove um encontro com professores para mostrar o trabalho desenvolvido pela superintendência e promover capacitações.

Desta vez, a qualificação será no dia 19 de abril, às 8h30, com a Escola Municipal Aristides José da Silva na sede da Supod (rua Inspetor Jaime Caldeira, 823, Brasileia). O objetivo é que educadores possam conhecer a superintendência, com apresentação do trabalho, como e quem pode acessá-lo, as frentes de prevenção e tratamento, além da iniciativa do projeto “Tô Ligado”.

A pasta salienta que a capacitação pode ser solicitada por qualquer escola municipal que deseja conhecer e receber o trabalho da Supod, mediante agendamento pelos telefones: (31) 3531-2575 / 3596-7601. 

“O objetivo é ser parceiro da escola e contribuir para que a instituição consiga trabalhar essa temática, por meio da utilização de ferramentas de forma lúdica e possibilitar um espaço de discussão e reflexão dos possíveis fatores de risco que podem desencadear o uso e abuso de drogas, por exemplo a violência e o bullying”, explica a chefe da divisão de Projeto Sociais de Prevenção Contra Drogas da Supod, Ingret Rodrigues Boas.