Gratuito

Projeto oferece oficinas esportivas no Laranjeiras, em Betim

Instituto Cruz Azul atende cerca de 600 crianças e adolescentes da região por meio de oficinas de futebol, vôlei, balé e judô; saiba com ajudar

Publicado em 09 de novembro de 2023 | 22:01

 
 
Projeto existe desde 2020; as atividades são gratuitas e ocorrem durante a semana Projeto existe desde 2020; as atividades são gratuitas e ocorrem durante a semana Foto: Carolina Miranda
normal

O esporte tem o poder de transformar vidas. Mais do que lazer, é por meio dele que disciplina, responsabilidade e outras habilidades são desenvolvidas. Todos esses pontos são trabalhados com os participantes do Instituto Cruz Azul, projeto social no Laranjeiras. A ação atende cerca de 600 crianças e adolescentes da região por meio de oficinas de futebol, vôlei, balé e judô. Tudo de forma gratuita.

“Eu sou morador do bairro há 30 anos e sempre sonhei em levar esporte para as crianças daqui. Por meio do instituto, consegui tirar esse projeto do papel”, conta o coordenador da iniciativa, Thiago Gregório. 

As aulas de futebol ocorrem no campo do Laranjeiras, que foi recentemente revitalizado pela prefeitura. As de vôlei, no Clube Recreativo Forense. Já as de judô e balé são realizadas na sede do instituto, localizado na rua Dona Laura.

No projeto, os meninos e as meninas ganham uniforme e, além do esporte, recebem acompanhamento de fisioterapia e psicologia. De acordo com Thiago, um dos principais requisitos para participar é estar frequente na escola. “Fazemos o acompanhamento, e eles devem estar com boas notas. Além disso, também precisam ter disciplina em casa”, destaca.

Segundo ele, o instituto almeja ampliar a oferta de atividades por meio de hidroginástica para a terceira idade e aula de ritmos para adultos. “A ideia é que possamos atingir todo o núcleo familiar da criança”, completa.

Impactos

O pequeno Kauã Vieira, de 8 anos, bate um bolão nas aulas de futebol. Para ele, poder praticar o esporte que ama é a realização de um sonho. “Eu amo esse projeto, pois sempre quis entrar em uma escolinha de futebol. Quando entrei aqui, quase chorei de felicidade”, conta.

Outra participante do projeto é Maria Clara Matos, de 14, que joga vôlei. Para ela, o time é uma família. “Estou aqui há dois anos e meio. As meninas são muito unidas. A gente treina bastante e se diverte também”, relata.

Como ajudar

O projeto é de iniciativa privada, sendo patrocinado por comerciantes locais e também pelo vereador Gregório Silva (Solidariedade). A equipe do instituto é formada por profissionais voluntários.

Interessados em contribuir financeiramente ou por meio de serviços podem entrar em contato com o projeto pelo WhatsApp: (31) 3665-3607 ou pelo perfil no Instagram: @instituto_cruz_azul.