O projeto-piloto Pequenos Defensores, idealizado e realizado pela Defesa Civil de Betim, na região metropolitana, formará sua primeira turma neste sábado (29). A cerimônia será às 14h, no Salão do Encontro, instituição parceira nessa primeira edição.
O Pequenos Defensores tem o objetivo de formar cidadãos mais cautelosos, que saibam reconhecer situações de risco, tanto em casa, como nas ruas, e possam atuar como multiplicadores de boas práticas.
Nessa primeira fase, participaram 75 alunos, de 9 e 10 anos, com aulas uma vez por semana, além das palestras, oficinas e ações interativas. No fim do curso, os alunos fizeram apresentações relatando quais atitudes teriam diante de alguns desafios.
“A interação dos alunos foi fundamental para a criação dos conteúdos desenvolvidos em sala. A partir da experiência deles, pudemos desenvolver novas atividades. O retorno chegou por meio de mensagens dos pais e professores contando as experiências que estão vivendo com os nossos pequenos defensores. Eles amaram o projeto”, avalia a coordenadora da Defesa Civil de Betim, Suellen Reis.
As aulas começaram em 1º de junho e abordaram os riscos com a rede elétrica, com as tomadas em casa, além de perigos com o fogo, com o manuseio de eletrodomésticos e, também, os cuidados que devem ter nas ruas e durante o período chuvoso.
A formatura contará com apresentações do Coral Salão do Encontro e da Guarda Jovem de Betim. O evento será aberto ao público.