Reinserção

Psicólogo lança livro sobre o método Apac durante capacitação em Betim

Lançamento faz parte da programação do curso, que recebe cerca de 50 trabalhadores de Apacs mineiras

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2023 | 20:05

 
 
Lançamento do livro ‘Confrontos pela liberdade: Fundamentos da Terapia da Realidade no Método Apac’, de Marcelo Moutinho. Lançamento do livro ‘Confrontos pela liberdade: Fundamentos da Terapia da Realidade no Método Apac’, de Marcelo Moutinho. Foto: Laísa Maciel/ Divulgação

O psicólogo Marcelo Moutinho lançou, na noite desta terça-feira (25), o livro ‘Confrontos pela liberdade: Fundamentos da Terapia da Realidade no Método Apac’. A obra aborda o método implementado nas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), que oferece um tratamento diferenciado aos presos, como forma de reintegrá-los à sociedade.

O lançamento foi durante capacitação de trabalhadores de Apacs de Minas Gerais, realizada ao longo desta semana na Apac de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento começou na segunda-feira (24) e vai até esta quarta (26), com a presença de representantes de 25 unidades do serviço no Estado.

Moutinho explica que a construção do livro foi baseada em mais de 20 anos de experiência na metodologia da Apac e de pesquisa particular realizada nos últimos três anos. “O livro pretende dar aos colaboradores das Apacs melhores ferramentas para aplicarem a terapia da realidade, que é parte do processo terapêutico, visando a valorização humana”, explica.

De acordo com o diretor do Centro Internacional de Estudos do Método Apac (Ciema), Valdeci Ferreira, a obra trata da valorização humana do indivíduo enquanto está no sistema da Apac.

“O método expõe o preso à terapia da realidade ajudando-o a confrontar-se consigo, com amor, com a justiça e com a verdade. E será através desse confronto que ele irá alcançar a maturidade para ser capaz de voltar para a sociedade e sair, de fato, do crime”, explica Ferreira, que também foi o responsável pela implantação do método da Apac em Minas Gerais.

Curso

Ao longo destes três dias, os participantes aprendem sobre a tratativa que deve ser dada aos recuperandos. Além das aulas teóricas, eles também fazem atividades práticas, com a participação dos presos que estão na Apac de Betim. “Nossos futuros terapeutas ajudarão o recuperando a dar-se conta do mal que ele fez e da necessidade de reparação desse mal e o auxiliará a dar passos para uma nova trajetória”, explica Ferreira.

O diretor do Ciema ainda elogiou o trabalho da Apac na cidade. Segundo ele, a unidade, inaugurada em março de 2022, tem sido uma “feliz surpresa”. “Percebemos a evolução em pouco tempo de funcionamento, com uma equipe robusta, comprometida, e comprometimento por parte da comunidade, empresas, igrejas de diversos credos, poder público, entre outros. Tudo isso reflete diretamente na recuperação dos indivíduos que aqui estão, no rompimento deles com o crime e na tomada de um novo rumo na vida”, diz.

Para a presidente da Diretoria-Executiva da Apac Betim, Renata Rachid, “foi um privilégio poder receber o curso e o lançamento do livro na unidade da cidade”, pois eles fortalecem o objetivo da Apac. “O recuperando um dia vai voltar para a sociedade. Então, temos que verificar que ele volte uma pessoa do bem, totalmente ressocializada. A valorização humana resgata valores”, diz.

Atualmente o método Apac é implementado em 68 cidades de oito Estados brasileiros, e em 12 países.