Gratuito

Ramacrisna e Universidade de Viçosa abrem vagas pra curso de microempreendedor

Ao todo, são 120 vagas para moradores da região metropolitana de Belo Horizonte; inscrições ocorrem até o preenchimento das oportunidades

Publicado em 23 de agosto de 2022 | 22:46

 
 
normal

O  Instituto Ramacrisna e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), firmaram parceria e estão ofertando, gratuitamente, o curso Microempreendedor Individual (MEI).

Ao todo, são 120 vagas para moradores da região metropolitana de Belo Horizonte.  As inscrições ficarão abertas até o preenchimento de todas as vagas e podem ser feitas pela internet.

Saiba mais

Com carga horária de 160 horas/aula, o curso ensinará aos alunos como se cadastrar no Sistema Simples Nacional do MEI (DAS-MEI), gerar CNPJ, abrir contas bancárias, executar procedimentos para pedidos de empréstimos e emissão de notas fiscais.

Os participantes também terão a oportunidade de aprender sobre os direitos e deveres das pessoas jurídicas (empresas). 

Ao concluir o curso, os estudantes receberão o certificado da UFV e terão o título de Microempreendedores Individuais, aptos a iniciarem um novo negócio ou formalizarem o que já possuem. 

A vice-presidente do Ramacrisna, Solange Bottaro, exalta a parceria com a universidade e aposta no sucesso da iniciativa para promover o empreendedorismo.

“É muito gratificante estarmos ao lado de uma instituição tão renomada, com o mesmo propósito de transformar vidas. O empreendedorismo é também um caminho possível para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, que não vislumbram oportunidades no horizonte”, afirma Solange.

Aulas presenciais

Os interessados devem preencher alguns requisitos, entre eles, estar inscrito no CadÚnico, ter a partir de 18 anos e ensino fundamental completo. As 120 vagas serão divididas em três turmas, com 40 alunos cada. 

As aulas serão presenciais, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã (8h às 12h), da tarde (13h às 17 horas) e da noite (18h às 22h), na sede do Ramacrisna (rua Mestre Ramacrisna, 379, no bairro Santo Afonso). 

Os estudantes receberão auxílio referente às horas em que estiverem frequentes no curso, para transporte e alimentação. O pagamento do auxílio será feito exclusivamente por meio de contas correntes ou contas de bancos digitais. 

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Qualifica Cedaf – UFV por meio do telefone (31) 99835-7383.