Sábado (20) é o dia D de vacinação contra a gripe em Betim | O TEMPO Betim
 
Imunização

Sábado (20) é o dia D de vacinação contra a gripe em Betim

Todas as 38 UBSs do município estarão abertas, das 8h às 17h; o Vacimóvel estará na Praça do Encontro, no mesmo horário

Publicado em 16 de maio de 2023 | 13:35

 
 
No dia da vacinação, é necessário apresentar um documento de identidade, o cartão de vacinas e documento que comprove a situação de saúde ou o exercício profissional, conforme a situação No dia da vacinação, é necessário apresentar um documento de identidade, o cartão de vacinas e documento que comprove a situação de saúde ou o exercício profissional, conforme a situação Foto: Prefeitura de Betim
normal

Sábado (20) é o Dia D de Vacinação Contra a Influenza em Betim, na região metropolitana. Na data, todas as 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão abertas, das 8h às 17h, para vacinar o público prioritário.

O Vacimóvel também participa do Dia D imunizando o público que passar pela Praça do Encontro, no mesmo horário. Além disso, um posto-volante será montado no Partage Shopping, das 10h às 17h, para atender consumidores do centro de compras.

Estarão disponíveis em todos os pontos de imunização as vacinas contra a Influenza, contra a Covid-19 e contra a meningite C. 

“A vacina protege contra formas graves e complicações da doença, por isso é importante que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco sejam imunizadas. O dia D é uma oportunidade para quem tem dificuldade de ir a uma unidade durante a semana. Por isso, pedimos que, quem ainda não se vacinou, aproveite este sábado para reforçar a proteção”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

Público-alvo

Os grupos prioritários que podem ser vacinados, atualmente, contra a influenza são: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses até 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; povos indígenas; profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. 

No dia da vacinação, é necessário apresentar um documento de identidade, o cartão de vacinas e documento que comprove a situação de saúde ou o exercício profissional, conforme a situação.

Balanço parcial

A Campanha de Vacinação Contra a Influenza teve início no dia 3 de abril, com previsão de encerramento em 31 de maio. A meta é vacinar 95% de todos os grupos prioritários.

Segundo levantamento da Prefeitura de Betim, até 12 de maio, 29.756 doses foram aplicadas para a população-alvo, que é estimada em 146.540 pessoas.

O grupo prioritário com melhor cobertura vacinal até o momento é o dos idosos, com 30,3%, seguido das puérperas, com 24,38%, e  dos trabalhadores da saúde, com 21,33% das pessoas vacinadas.