O Salão do Encontro lança, na segunda-feira (17), o Programa Jovem Independente, iniciativa que tem como objetivo profissionalizar jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. A cerimônia de lançamento acontece às 13h, na Unidade Filhote (avenida Marco Túlio Isaac, 10.100, no bairro Laranjeiras), onde as aulas serão ministradas.
O programa irá oferecer cursos gratuitos de trancista profissional, corte de cabelo – barbearia e iniciação à panificação para jovens e adolescentes entre 16 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social. “Por meio do programa, os atendidos serão preparados para o universo do trabalho. Eles também terão acompanhamento psicológico, que irá ajudá-los a obterem autonomia e a fortalecerem a construção do projeto de vida”, destaca o presidente do Salão do Encontro, Frederico Bicalho.
A iniciativa foi desenvolvida em Belo Horizonte por dois anos, atendendo cerca de 200 jovens. “Agora, trazemos essa experiência para os jovens de Betim. Queremos que eles tenham oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, acrescenta.
Os atendidos serão encaminhados pelos equipamentos de proteção social do município, como Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Casas de Acolhimento Institucional, órgãos do sistema de garantias e defesa da criança e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs).
O programa irá funcionar em ciclos. Em cada um deles, os cursos terão carga horária de 60 horas, mais dez horas de formação social e noções de informática básica. “Um dos tópicos que abordaremos com eles durante os encontros será o acesso às políticas públicas. Muitos deles têm direito a várias e não sabem. Queremos prepará-los para recorrer a essas políticas quando necessário e a serem jovens com autonomia”, salienta a psicóloga e coordenadora do programa em Betim, Franciele Camargo.
A verba para execução da iniciativa é do Ministério Público do Trabalho.
O Salão do Encontro faz parte do comitê gestor do Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra!’.
A iniciativa atua como suporte à oferta de vagas de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles que cumprem medidas socioeducativas, estão em situação de acolhimento institucional ou que foram resgatados de trabalho infantil.
Além do Salão do Encontro, compõem o comitê representantes da Prefeitura de Betim, por meio das secretarias de Assistência Social e da Educação e da Procuradoria-Geral do Município; do Ministério Público, do Ministério Público do Trabalho, do Poder Judiciário de Minas Gerais, do Senai, do Senac, do Instituto Ramacrisna, da CDL Betim e da Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Previdência e da Justiça do Trabalho.