Contingência

Saúde aciona plano para acelerar atendimentos no Regional

Principal objetivo é agilizar casos mais urgentes que aguardam cirurgias ortopédicas; entre as medidas adotadas estão a contratação de profissionais, o pagamento de horas extras e a extensão de horário para procedimentos

Publicado em 16 de junho de 2023 | 09:00

 
 
Hospital Regional de Betim é porta aberta para urgência e emergência, principalmente de traumas Hospital Regional de Betim é porta aberta para urgência e emergência, principalmente de traumas Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

A Secretaria de Saúde de Betim, na região metropolitana de BH, deu início a um plano de contingência para agilizar atendimentos e reduzir a fila de espera por cirurgias no Hospital Regional. A unidade é referência em urgência e emergência para mais de 800 mil pessoas dos 13 municípios que compõem a microrregião de Betim e, segundo a pasta, registra superlotação decorrente de fatores como o aumento expressivo na demanda por cirurgias ortopédicas - de 2020 para cá, o númro cresceu mais de 63%. O município considera ainda como fatores que contribuíram para esse aumento a quantidade de acidentes nas rodovias que cortam o município e demais intercorrências registradas no feriado prolongado de Corpus Christi. Além disso, a sazonalidade das síndromes respiratórias agudas geral alta na busca por atendimentos no pronto-socorro do hospital. 

Segundo a prefeitura, ao acionar esse plano de contingência, a Secretaria de Saúde vai acelerar o atendimento dos casos urgentes que aguardam por cirurgias ortopédicas. Entre as principais medidas tomadas estão a contratação de 14 novos cirurgiões ortopédicos; a autorização do pagamento de horas extras para todas as equipes de enfermagem e de um pagamento adicional para a extensão de jornada de três equipes de cirurgia ortopédica. Além disso, haverá a extensão do horário para a realização dos procedimentos a partir desta sexta (16): agora, em vez de até as 19h de segunda a sexta-feira, as cirurgias poderão acontecer até as 22h durante a semana e também aos sábados e domingos. 

Ainda um segundo bloco cirúrgico para procedimentos de ortopedia está sendo aberto, e  a agenda de cirurgias está sendo remanejada para priorizar o atendimento de casos de urgência. Outra medida tomada foi a compra de um novo aparelho de tomografia, adquirido pela prefeitura recentemente - o aparelho será instalado em breve, o que vai acelerar a realização dos exames e dos diagnósticos dos pacientes.

Para sanar o déficit de profissionais na área assistencial, a prefeitura tem feito a complementação das escalas por meio do Programa Escala Certa. 

Betim realizou ainda uma pactuação com o governo de Minas para a obtenção de leitos de retaguarda em hospitais da microrregião de Saúde. As pactuações são importantes para a redução do tempo de internação de pacientes que demandam cuidados prolongados, contribuindo para a rotatividade de leitos. Foram pactuados 15 leitos em Esmeraldas, dez leitos em Mateus Leme e oito leitos em Brumadinho.

Feriado agravou lotação

Um dos motivos que justificam, segundo o município, a maior demanda por atendimentos no Hospital Regional tem a ver com os acidentes de trânsito nas rodovias BR-381 e BR-262, que cortam o município, e de outras intercorrências provocadas, por exemplo, pelo consumo de álcool e drogas, além de situações de violência urbana.

A Secretaria de Saúde apresenta os números do último feriado, de Corpus Christi, de 8 a 11 de junho, quando o hospital registrou 703 atendimentos de urgência, a maioria deles de casos graves que demandaram internação na sala de politraumatismos. "Isso acarretou maior tempo de espera para atendimento e aumento da ocupação dos leitos", diz a prefeitura em texto divulgado em seu site. 

Demanda ortopédica disparou

Outra justificativa apresentada pela Prefeitura de Betim está na referência do Hospital Regional, que é porta aberta para urgência e emergência, principalmente de traumas, o que vem ocasionando o aumento substancial na demanda por atendimentos de ortopedia de 2020 para cá. Um comparativo feito pelo município entre os meses de maio de 2020 e maio de 2023 aponta que o número de atendimentos em ortopedia realizados no Regional aumentou quase 65%. Já a quantidade de cirurgias ortopédicas cresceu mais de 63%.