Novidade

Saúde Itinerante prevê atender 23 mil em 90 dias em Betim

Projeto oferece atendimento nas dez regionais em ortopedia, pneumologia, reumatologia, neurologia, cardiologia e otorrinolaringologia

Publicado em 03 de março de 2023 | 12:04

 
 
Iniciativa percorrerá as dez regionais, descentralizando as consultas de alta prioridade Iniciativa percorrerá as dez regionais, descentralizando as consultas de alta prioridade Foto: Prefeitura de Betim
normal

Descentralizar a assistência à rede de saúde pública, facilitando o acesso da população a algumas especialidades médicas, buscando, assim, zerar a fila de espera no município para o atendimento de alta prioridade a pacientes que aguardam assistência em neurologia, ortopedia, reumatologia, pneumologia, cardiologia e otorrinolaringologia.

Esse é o objetivo do projeto Saúde Itinerante, lançado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nessa quinta (1º), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Baden, na região do Imbiruçu.

“Entendemos que essa iniciativa é extremamente importante para a saúde da população, onde nós poderemos oferecer seis especialidades, como neurologia, ortopedia, reumatologia, pneumologia, cardiologia e otorrinolaringologia. E nós já iniciamos a contratação dos profissionais para zerar de fato essa fila expectante e sanar esse problema que tanto aflige o nosso município e a nossa saúde”, destaca o secretário municipal de Saúde, Cláudio Arruda.

Segundo a diretora de Regulação, Controle e Avaliação do SUS Betim, Rafaela Coura, com o projeto, os médicos dessas seis especialidades, que hoje somente realizam as consultas agendadas no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga, vão percorrer as dez regionais para prestar a assistência aos moradores na região em que eles vivem.

Somente nos primeiros 90 dias do projeto, segundo a prefeitura, a expectativa é que 23 mil consultas sejam realizadas. 

“A ideia do projeto nasceu após levantamento feito pela Regulação, que mostrou que a maioria das guias de consulta de alta prioridade hoje na saúde é de usuários idosos e de pessoas com deficiência. Queremos facilitar o acesso dessas pessoas ao atendimento da Rede SUS Betim e oferecer mais qualidade à assistência prestada a eles”, diz Rafaela. 

As consultas do Saúde Itinerante vão ocorrer em cada UBS referendada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O cronograma com a ordem das regionais assistidas, contudo, será divulgado em breve pela prefeitura. A iniciativa vai contar ainda com o apoio de dois veículos que, caso necessário, vão buscar os pacientes em suas residências para garantir que eles sejam atendidos em suas especialidades. 

Consultas agendadas 

O atendimento do Saúde Itinerante não é porta aberta, ou seja, para que o paciente passe por uma consulta, precisa ser antes contactado pela Regulação do município, que vai agendar o atendimento daquele usuário durante o período em que os especialistas estiverem naquela UBS. “Por isso, é importante que os usuários procurem a sua UBS referência e atualizem seus dados cadastrais”, alerta a diretora.