Semana Santa em Betim é marcada por missas, vigílias e procissões | O TEMPO Betim
 
Confira a programação

Semana Santa em Betim é marcada por missas, vigílias e procissões

Período é uma das principais festividades católicas; celebrações vão de quinta-feira a domingo

Publicado em 05 de abril de 2023 | 20:13

 
 
Missas no domingo de Páscoa atraem centenas de fiéis. Na foto, trecho da celebração de Páscoa de 2022 na Paróquia São Francisco de Assis, em Betim Missas no domingo de Páscoa atraem centenas de fiéis. Na foto, trecho da celebração de Páscoa de 2022 na Paróquia São Francisco de Assis, em Betim Foto: Pascom/ Divulgação
normal

O mês de abril começou com uma importante celebração Católica: a Semana Santa. Diversas missas especiais têm sido realizadas em comemoração à data e, até domingo (9), quando é lembrada a Páscoa, uma programação extensa será promovida em igrejas de Betim, na região metropolitana de BH (veja ao fim da matéria).

O período é de reflexão para os fiéis. O pároco da paróquia São Francisco de Assis, padre Renê Lopes, explica que Natal e Páscoa são duas importantes festas para os católicos: “Em ambas, celebramos Cristo, que ilumina nossas vidas”, salienta o religioso. 

Conforme Lopes, para festejar a Páscoa, os fiéis se preparam por 40 dias, durante a Quaresma, período que remete a quando Jesus Cristo se retirou ao deserto antes de iniciar sua vida ministerial. 

O auge da festa na Semana Santa é o chamado Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira, com a instituição da eucaristia e do sacerdócio. A ação litúrgica continua na Sexta-feira Santa, quando os católicos veneram a cruz com Cristo. “Entre todas as celebrações, a que mais chama a atenção é a Sexta da Paixão. Historicamente e tradicionalmente, essa é a celebração que mais toca os fiéis, devido à sensação de injustiça, dor e sofrimento diante da condenação de Jesus Cristo”, explica o padre.

O tríduo termina no sábado, quando é iniciada a vigília pascoal, que vai até domingo, com a bênção do fogo novo, quando se acende o círio pascal. Já o domingo é a conclusão das festividades, em que celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo.

“Celebramos a alegria e a superação dessa dor. É um momento que nos faz refletir sobre a vida, a fé e sobre as relações humanas. Celebramos também que Cristo vive. A morte não existe para nós, pois nosso Senhor a venceu”, comemora o padre.  A expectativa, segundo ele, é que mais pessoas participem das celebrações neste ano, após o fim da pandemia.

Encenação da Paixão de Cristo

Nesta sexta-feira (7), os fiéis poderão se emocionar com a encenação da Paixão de Cristo, organizada pela juventude da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. 

A apresentação será gratuita, com início às 18h, em frente a Ermida de Nossa Senhora do Carmo (avenida Padre Osório, 3.777, no Centro).

A Paróquia Santa Teresa de Calcutá, no Guanabara, também realiza, na sexta, a encenação da Paixão de Cristo. O evento será às 19h, na praça Dona Santa (em frente ao supermercado Big Bom, no bairro Campos Elíseos).

 

Confira a programação da Semana Santa:

Paróquia Nossa Senhora do Carmo e comunidades:

6/4 - Quinta-feira

9h: Missa da Unidade com bênção dos santos óleos na Catedral Cristo Rei

19h: Missa da Ceia do Senhor na Igreja Nossa Senhora do Carmo


7/4 - Sexta-feira

6h: Via-Sacra, saindo da Igreja Nossa Senhora do Carmo para a Ermida de Nossa Senhora do Carmo, próximo à Casa da Cultura

15h: Adoração da Cruz na Igreja Nossa Senhora do Carmo e nas comunidades Santa Edwiges, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora de Fátima e Santa Mônica

18h: Encenação da Paixão na Ermida Nossa Senhora do Carmo, com início da novena da Divina Misericórdia, e em seguida, a Procissão do Silêncio até a Igreja Nossa Senhora do Carmo


8/4 - Sábado

15h: Novena da Divina Misericórdia na Ermida de Nossa Senhora do Carmo

18h: Vigília pascal na Igreja Nossa Senhora do Carmo


9/4 - Domingo

7h: Missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo seguida do Café de Páscoa na fonte de Nossa Senhora

7h: Missa na Comunidade Santa Mônica seguida do Café de Páscoa 

8h30: Missa nas comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem e Santa Edwiges seguida do Café de Páscoa

10h: Missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo e na comunidade Nossa Senhora de Fátima, seguida do Café de Páscoa

15h: Novena da Divina Misericórdia na Ermida de Nossa Senhora do Carmo

19h: Missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo

 

Paróquia São Francisco de Assis e comunidades

6/4 - Quinta-feira

19h: Celebração da Ceia do Senhor a lava-pés

Após a missa, translado do Santíssimo para o salão paroquial, e vigília até às 5h
 

7/4 - Sexta-feira

5h: Via Sacra - Procissão saindo da Matriz São Francisco de Assis até a Comunidade Santa Rita de Cássia

15h: Ação litúrgica - Veneração da Santa Cruz na Matriz São Francisco de Assis e Comunidade Santa Helena

18h: Sermão das Sete Palavras e procissão com a imagem do Senhor Morto, saindo da Matriz São Francisco de Assis até a Comunidade Santa Helena


8/4 - Sábado

9h: Rito de preparação dos catecúmenos que receberão os sacramentos do batismo, eucaristia e crisma na vigília pascal

19h: Bênção do Fogo Novo e procissão da Luz com o Círio Pascal, saindo do adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário até a Matriz São Francisco de Assis


9/4 - Domingo - Missas de Celebração da Páscoa

7h, 10h e 19h30: Matriz São Francisco de Assis

10h: Igreja São José Operário

8h30: Igrejas Santa Inês e Santa Rita de Cássia

18h: Igrejas Santa Helena e São Cristóvão