Serviços públicos terão funcionamento alterado no feriado em Betim; confira | O TEMPO Betim
 
Corpus Christi

Serviços públicos terão funcionamento alterado no feriado em Betim; confira

Atendimentos serão normalizados na próxima segunda-feira (12)

Publicado em 07 de junho de 2023 | 10:13

 
 
Prefeitura de Betim Prefeitura de Betim Foto: Ronaldo Silveira / Arquivo
normal

Nesta quinta-feira (8) é comemorado o feriado de Corpus Christi. Por conta da data, o funcionamento dos serviços públicos municipais em Betim, na região metropolitana de BH, sofrerão alterações. 

Os prédios ligados à administração municipal, dentre eles o Centro Administrativo João Paulo II, estarão fechados. O mesmo ocorre na sede do Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb), dos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e nas dez gerências regionais da cidade. Os atendimentos retornam na segunda-feira (12).

SAÚDE

Na quinta-feira (8), estarão fechadas as 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Referência em Especialidades Divino Braga; o Centro de Referência em Reabilitação Anderson Gomes de Freitas; o Centro Integrado de Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc); o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); o Serviço de Prevenção Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi). 

Na sexta-feira (9), todas essas unidades estarão abertas, das 8h às 17h, com funcionamento em escala mínima. O atendimento retorna normalmente na segunda-feira (12).

Rede de Saúde Mental
Na quinta-feira (8), o Centro de Convivência Estação dos Sonhos estará fechado. O Cersam Citrolândia e o Cersami terão atendimentos de urgências, das 8h às 17h. Na sexta-feira (9), as três unidades estarão abertas, das 8h às 17h, com funcionamento em escala mínima.

Os centros com funcionamento 24 horas permanecem abertos normalmente. São eles: Cersam Teresópolis, Cersam Betim Central e Caps-Ad. 

Unidades de Urgência e Emergência
Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, Hospital Público Regional de Betim (HPRB) e Maternidade Pública de Betim, o atendimento de urgência e emergência segue normal, 24 horas.
 

ECOS

Transporte Público Municipal
Na quinta-feira (8), as linhas do transporte público municipal operam com quadro de horários de feriado/domingo. Na sexta (9), circulam em horário normal de dias úteis, e no sábado (10) e no domingo (11) com os respectivos horários desses dias. 

Limpeza Urbana
Durante o feriado prolongado, a coleta domiciliar continua normalmente todos os dias. O recolhimento de entulho nas regionais e a coleta seletiva ficam interrompidos na quinta-feira (8). 

 

SEGURANÇA

Guarda Municipal 
A Guarda Municipal atuará normalmente, com patrulhamento e plantão 24 horas. A corporação pode ser acionada pelo telefone 153.

Defesa Civil
A Defesa Civil mantém o plantão durante todo o feriado. As equipes podem ser acionadas pelo telefone 199.


EDUCAÇÃO
O calendário escolar acompanhará o municipal no feriado prolongado de Corpus Christi, portanto, a Secretaria da Educação não funcionará nos dias 8 e 9 de junho. O mesmo vale para as unidades escolares da rede e a Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista. As atividades retornam na segunda-feira (12). 


ASSISTÊNCIA SOCIAL
Os Creas 1 e 2, o Centro Pop, o Cream, os 16 Cras e as superintendências de Programas Sociais e de Trabalho, Emprego e Renda estarão fechados nos dias 8 e 9 de junho, retornando normalmente no dia 12, das 8h às 17h. O Albergue Vitor Braighi funcionará normalmente durante todo o feriado.


BANCO DE ALIMENTOS

O Banco de Alimentos não funcionará na quinta (8) e na sexta-feira (9). As atividades retornam na segunda-feira (12). 


RESTAURANTES POPULARES (Centro e Teresópolis)

Os restaurantes não funcionarão nos dias 8 e 9 de junho. O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira (12). 


MERCADO CENTRAL DE BETIM

O Mercado Central de Betim funcionará na quinta-feira (8), das 7h30 às 12h. Na sexta-feira (9), o atendimento será das 7h30 às 19h. No sábado (10), funcionará das 7h30 às 19h e, no domingo (11), das 7h30 às 12h. 


MEIO AMBIENTE

Parque Natural Municipal Felisberto Neves
O Parque Natural Municipal Felisberto Neves funcionará normalmente durante todo o feriado, das 7h às 19h. 

Parque Ecológico Municipal Cléo Barbosa
O Parque Ecológico Municipal Cléo Barbosa estará aberto para visitação durante todo o feriado, das 9h às 21h. 

Parque Ecológico Matinha do Ingá
O Parque Ecológico Matinha do Ingá permanece aberto durante todo o feriado. 

Parque Ecológico Chico Mendes
O Parque Ecológico Chico Mendes permanece aberto durante todo o feriado. 

Parque Ecológico Goiabinha
O Parque Ecológico Goiabinha mantém o funcionamento durante todo o feriado.

Parque Batismal e Ecológico 
O Parque Batismal e Ecológico abre durante todo o feriado.

Parque Ecológico do Alto das Flores
O Parque Ecológico do Alto das Flores também segue aberto durante todo o feriado. 

ESPORTE
O funcionamento da Secretaria Municipal de Esportes, bem como do programa Viva o Esporte, fica suspenso durante todo o feriado. Com isso, todos os núcleos esportivos estarão fechados. Os serviços voltam na segunda-feira (12). 


SUPERINTENDÊNCIA DE DEFESA ANIMAL (SEPA) 
Os serviços da Superintendência de Defesa Animal não funcionarão nos dias 8 e 9 de junho. As atividades retornam na segunda-feira (12).


PROCON
O Procon segue o calendário municipal e não funcionará nos dias 8 e 9 de junho. Os serviços voltam na segunda-feira (12).


CULTURA
A Casa da Cultura, o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo e o Teatro Municipal Newton Amaral Franco estarão fechados nos dias 8 e 9 de junho. Os equipamentos reabrem na segunda-feira (12).