Revolta

Som alto e arruaça em avenida de Betim têm tirado a paz de moradores

Segundo as famílias, clientes de três estabelecimentos na via colocam música alta nos fins de semana, incomodando a comunidade durante a madrugada

Publicado em 22 de novembro de 2023 | 18:31

 
 
normal

Moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Betim, na região metropolitana de BH, estão insatisfeitos com o barulho e o som alto gerados na via após uma choperia, uma adega e uma petiscaria terem sido abertas na avenida Arthur Trindade. Segundo eles, clientes dos estabelecimentos acabam ligando o som alto em veículos estacionados por eles na via, geram um movimento que, nos fins de semana, dura até 3h da madrugada. 

"É um monte de gente sentado na rua bebendo, gerando aquela gritaria, aquela falação. Você se depara com cenas que não gostaria de ver. A baderna causa dificuldade até para os moradores entrarem em casa à noite. O som dos carros fica ligado na maior altura e se mescla o som de dentro da choperia. É absurdo, intolerável. Eles não percebem que quando passa de 22h, deveriam diminuir o som. E como aglomera aquele tanto de gente na rua, a situação fica um caos. É barulho de moto, carro, a noite toda. Acabou com a tranquilidade dos moradores. E a situação está ficando cada vez pior, com o aumento do número de pessoas aglomerando na rua a cada fim de semana", denuncia uma moradora da rua Rio Preto, localizada perto da avenida Arthur Trindade, que pediu para não ser identificada. 

Segundo as famílias, para tentar resolver o problema, os moradores já buscaram a Polícia Militar, a Guarda Municipal, e as Ouvidorias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Segurança Pública. "Estamos encaminhando reclamações para todos os canais que podemos. O que não estamos tendo é o retorno para a solução do problema que gostaríamos", afirmou outra moradora, que também pediu anonimato.

Posicionamentos

A prefeitura informou, por meio de nota, que a Guarda Municipal encaminhou guarnições para fiscalizar as denúncias recebidas referentes ao barulho na avenida na noite desse domingo (19), e que os agentes se depararam com um aglomerado de pessoas na via fazendo uso de bebidas alcoólicas e carros com som alto. Diante do fato, a corporação explicou que apreendeu e multou os proprietários dos veículos. 

A Guarda Municipal declarou que continuará realizando operações de blitze para coibir os ocorridos. "Já recebemos várias denúncias relacionadas aos estabelecimentos comerciais na avenida Arthur Trindade. Estamos atentos ao que vem acontecendo. Já fizemos um trabalho de inteligência e nos deparamos com vários veículos utilizando aparelho de som, em um volume muito alto. Por isso, estamos realizando operações blitze na região e os trabalhos de inteligência para saber quem são as pessoas que estão promovendo essa arruaça", salientou o comandante da Guarda Municipal de Betim, Anderson Reis. 

Sobre o  possível crime de tráfico de drogas, a prefeitura informou que compete à Polícia Militar a apuração e à Polícia Civil a investigação do caso.

O Tempo Betim questinou as polícias Civil e Militar sobre as denúncias, mas ainda não obteve retorno. A reportagem tentou falar com os proprietários da adega e da petiscaria, mas eles não quiseram se pronunciar por medo de retaliação.