Saúde

SUS Betim oferece mais de 20 vacinas de rotina

Programa Nacional de Imunização completa 50 anos nesta semana; além de 38 UBSs, cidade conta com posto-volante

Publicado em 22 de setembro de 2023 | 11:42

 
 
De janeiro a agosto de 2023, mais de 510 mil doses de vacinas do programa nacional foram aplicadas na cidade, segundo a prefeitura De janeiro a agosto de 2023, mais de 510 mil doses de vacinas do programa nacional foram aplicadas na cidade, segundo a prefeitura Foto: Ronaldo Silveira/Arquivo
normal

No primeiro trimestre deste ano, Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, registrou um aumento nas coberturas vacinais da BCG (134,31%) e da hepatite B (131,38%) em crianças menores de 1 ano. Outros imunizantes, apesar de terem ficado aquém da meta, tiveram um alto alcance, a exemplo do pentavalente (89,37%), rotavírus (82,93%), triviral D1 (81,86%), hepatite A (84,58%), DTP (89,37%) e febre amarela (88,87%). O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde em razão da celebração, nesta semana, dos 50 anos do Programa Nacional de Imunização (PNI), tido como uma das maiores ações coordenadas de vacinação do mundo. Por meio dessa iniciativa, o país conseguiu eliminar e controlar várias doenças imunopreveníveis. 

“As vacinas oferecidas pelo PNI são seguras e, antes de serem liberadas para uso, passam por um rigoroso processo de avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Elas são a principal forma de prevenção contra doenças imunopreveníveis. Por isso, é importante que as pessoas mantenham a imunização em dia”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde do município, Fábia Ariane e Fonseca.

Em Betim, são ofertados, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 20 imunizantes de rotina do Calendário Nacional de Imunização nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também no Vacimóvel. De janeiro a agosto de 2023, mais de 510 mil doses de vacinas do programa nacional foram aplicadas na cidade, segundo a prefeitura. Ainda de acordo com a administração municipal, a cidade é referência em imunização, e o Executivo realiza um trabalho constante de incentivo à população para alcançar os índices preconizados pelo Ministério da Saúde. “Percebemos que, nos últimos anos, houve uma queda da cobertura vacinal. Por isso, realizamos ações de imunização em escolas, em eventos e nas unidades de saúde para incentivar a adesão às vacinas. O Vacimóvel também é uma importante ferramenta que está nos permitindo alcançar um número ainda maior de pessoas e melhorar a cobertura vacinal na cidade”, afirma a referência técnica em imunização, Ana Paula Macedo. 

Reforço

Desde março de 2021, o Vacimóvel já disponibilizou mais de 60 mil doses de vacinas para a população betinense, uma média de 200 por dia. Primeira sala móvel de vacinação na rede pública do país, o posto-volante circula pelos pontos mais movimentados da cidade, como praças, eventos culturais e esportivos e feiras livres, além de empresas e instituições de ensino.